Economia Titulo
Governo reduz alíquota de importação de computadores
Do Diário OnLine
31/12/2002 | 13:44
Compartilhar notícia


O governo anunciou nesta terça-feira redução da alíquota de importação de computadores de 26 por cento para 16 por cento e isenção do pagamento de IPI para os produtores nacionais a partir de 2003.

Segundo a Reuters, o ministro do Desenvolvimento Indústria e Comércio Sérgio Amaral afirmou que as medidas têm como objetivo reduzir o custo do computador e incentivar a produção nacional.

Segundo Amaral, a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) foi discutida previamente com o futuro ministro Luiz Fernando Furlan, que concordou com a iniciativa.

Pela lei de informática atual a produção do computadores terá uma redução de 85 por cento no pagamento do IPI a partir do próximo ano. A isenção será reduzida paulatinamente até 2010, quando as empresas voltarão a pagar a alíquota cheia.

"Com isso completamos todo o conjunto das medidas de política de informática que foi definida em negociação com a Associação Brasileira de Indústria de Eletro Eletrônicos (Abine) e com o ministério da Ciência e Tecnologia", disse Amaral em entrevista coletiva.

De acordo com o ministro a redução da alíquota de importação já havia sido definida mas o governo não queria colocar a medida em prática antes de dar uma compensação aos produtores nacionais frente a competição dos importados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;