Palavra do Leitor Titulo
Como escolher a impressora correta

Existem no mercado diversos tipos de impressoras com diferentes características e finalidades. As mais comuns são as impressoras a jato...

Por Dgabc
05/07/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Artigo

Como escolher a impressora correta

Existem no mercado diversos tipos de impressoras com diferentes características e finalidades. As mais comuns são as impressoras a jato de tinta, a laser, offset ou matriciais, sem falar na multifuncional. Com tanta variedade, muitas empresas têm dúvidas na hora de escolher a impressora correta para o seu tipo de negócio.

O primeiro quesito a ser avaliado é a real necessidade da empresa, ou seja, o volume de impressão, a frequência de uso e a qualidade de impressão que o negócio exige. Ao comprar equipamento inferior à sua necessidade, o usuário pode ficar insatisfeito. E se adquirir produto com funcionalidades desnecessárias, a utilização do equipamento pode acabar se tornando difícil, além de aumentar os custos.

Para uso doméstico ou empresas que imprimem pouco, cerca de 300 páginas ao mês, e não necessitam de funções de cópia, escaneamento ou fax, a impressora jato de tinta é ideal. Esses equipamentos são mais baratos e consomem menos energia elétrica. Mas possuem custo mais elevado por página impressa e menor velocidade na impressão. Vale ressaltar que há no mercado impressoras com boa velocidade de impressão e custo por página bastante agradável. Consulte sempre um especialista antes de se decidir.

Para as empresas que imprimem em maior quantidade e velocidade, as impressoras a laser são as mais indicadas. O custo por página impressa é mais barato e a velocidade de impressão é superior à das impressoras a jato de tinta. Existem modelos que só imprimem em preto e branco, o que diminui os custos. Por sua forma de operação, esses equipamentos consomem mais energia elétrica e geralmente são utilizados por grupos de trabalho.

Para empresas que necessitam imprimir com alto volume, como as do ramo gráfico, que trabalham com a impressão de banners, arquivos impressos em papéis especiais, livros, revistas, entre outros, o uso das impressoras offset é o mais adequado. Esses equipamentos imprimem com qualidade em grandes tiragens e praticamente em todos os tipos de papéis.

Também é importante comparar o preço das impressoras, o consumo de energia elétrica e o custo do cartucho para reposição da tinta. Se bem avaliados, esses quesitos podem evitar custos desnecessários no dia a dia e economia em longo prazo.

Jorge Moreira Ferreira é diretor da D-Comp Informática.

Palavra do Leitor

Universidade federal

Diante da greve das universidades federais, que já dura algum tempo, fica a pergunta: o que é preciso para abrir negociações? É urgente que o governo federal saia da inércia e apresente política de investimentos, pois não só há importância na formação dos alunos, mas também nas pesquisas, que por esse motivo ficam paralisadas. Volto a mencionar os bilhões que são investidos no Haiti e nosso povo sofre com o descaso com nossas instituições. O que vale mais? Ser amado lá fora ou por seus brasileiros?

Rosangela Caris, Mauá

Planos de saúde

Temos lido e visto na televisão o acúmulo de reclamações quanto ao mau atendimento dos planos de saúde. Quero denunciar o descasso com que somos tratados pela Santa Helena Saúde. no dia 3. Após várias tentativas e longa espera consegui contato para marcar três consultas: a primeira, com endocronologista, para 14 de agosto (42 dias!); a segunda, com cardiologista, para 8 de agosto (36 dias!); e a terceira, com dermatologista, para dia 1. Cada vez, a coisa está pior. O convênio não dá a mínima para nossas reclamacões.

Rubens Guitzel, Santo André

Resposta

Em resposta à carta do leitor Ailton Gomes (CPTM, dia 3), a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos reitera que a adequação operacional realizada nas estações Luz e Brás foi necessária para atender com maior segurança aos 465 mil passageiros que por dia circulam na Estação da Luz. A decisão levou em consideração aspectos técnicos, já que intervenções na Estação da Luz, um patrimônio histórico, são restritivas. As medidas adotadas melhoraram consideravelmente a circulação de pessoas no interior da centenária estação. Já em relação à implantação do cartão BOM, a CPTM esclarece que os testes na Estação Barra Funda foram finalizados no primeiro semestre. A próxima etapa será assinar um documento jurídico entre as empresas coligadas (EMTU, CPTM e Metrô) e a Secretaria dos Transportes Metropolitanos para expandir o uso do Cartão BOM para mais 30 estações.

Companhia Paulista de Trens Metropolitanos

Ousadia

Chega ser engraçada a ousadia dos administradores. O prefeito Luiz Marinho anuncia estudo para projetos de transporte de passageiros por água na região da Represa Billings. Gostaria de saber como pretendem fazer tal projeto, se hoje não dão conta de fiscalizar e organizar a Balsa do Riacho Grande, que presta trabalho moroso, desorganizado, sujo etc. A Prefeitura e a empresa Emae tratam os moradores da região como cidadãos de segunda classe. O Sr. prefeito deveria se interar dos fatos e solucioná-los antes de fazer propostas mirabolantes.

Danilo Colombo, São Bernardo

Regionais

Sediar os Regionais pela segunda vez consecutiva é motivo de elogio. Agora, gostaria que explicassem por que Adriana Behar, natural do Rio de Janeiro e que nunca defendeu a região, é quem acendeu a pira, dando início aos Jogos? Gostaria de saber quais interesses estão por trás da decisão já que em Santo André temos vários atletas que defenderam com dignidade não só a cidade ou a região, mas sim o Brasil.

Mariana Del Campo, Santo André




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;