Automóveis Titulo
Genebra abre as portas amanhã
Sueli Osório
Do Diário do Grande ABC
03/03/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Várias fabricantes revelaram ontem à imprensa as novidades que serão mostradas ao público a partir de amanhã, na 80ª edição do Salão de Genebra, que vai até o dia 14.

Para comemorar os 56 prêmios recebidos desde o lançamento do sedã Quattroporte - que teve estreia mundial em 2003 no Salão de Frankfurt - a Maserati apresenta a edição limitada Awards Edition, com base na versão Sport GT S.

A Porsche, por sua vez, mostra o carro-conceito 918 Spyder, de dois lugares, que combina o desempenho de superesportivo com as emissões de CO2 de modelos compactos. O protótipo combina a unidade de potência V8, que gera mais de 500 cv, com três motores elétricos que geram potência total de 160 Kw.

Em seu design e arquitetura interna, o Porsche 918 Spyder combina elementos clássicos com soluções apropriadas para o futuro.

A marca alemã revela também a nova geração do utilitário esportivo Cayenne. Além das versões já oferecidas anteriormente (V6, S, Turbo e Diesel), a Porsche introduz o Cayenne S Hybrid, com motor supercharger V6 de três litros que entrega 333 cv e motor elétrico com 47 cv, oferecendo potência total de 380 cv e torque máximo de 59,14 mkgf a apenas 1,000 rpm . Os dois motores podem funcionar conjuntamente ou em separado, adaptando-se às condições de dirigibilidade de cada momento.

A Nissan apresenta o March, seu novo compacto mundial. Também conhecido como Micra na Europa e no Japão, o modelo é o primeiro produto da plataforma V da Nissan. O compacto será produzido em quatro plantas (Índia, Tailândia, China e México) para ser vendido em 160 países. A fábrica de Aguascalientes, no México, será responsável pelo fornecimento para toda a América Latina, inclusive para o Brasil. Segundo a marca, o March destaca-se pelo bom espaço interno, design moderno e por menor peso de seus componentes, criados para ajudar a reduzir o consumo e as emissões de poluentes.

O primeiro mercado a comercializar o March será a Tailândia, ainda neste mês. O modelo terá motores e itens de série específicos para cada país, atendendo às necessidades de cada mercado.

A francesa Citroën leva à Suíça o Survolt, considerado o prolongamento da reflexão da marca sobre os veículos elétricos, iniciada com o carro-conceito Revolte, apresentado no salão de Frankfurt, em setembro. O Survolt seria a variante esportiva e atlética do Revolte. Genebra marca a estreia da nova família de motores de dois cilindros da FPT Powertrain Tecnologies, chamada de Twin-air. Graças à maximização do conceito de downsizing, a nova família - com potência de 65 a 105 cv - garante menores emissões de CO2 - com redução de até 30% com relação a um motor de mesmas potências. No Salão, o público poderá ver a primeira aplicação desses motores no Fiat 500, que que será lançado em setembro na Europa. O veículo está equipado com motor turbo de dois cilindros e 85 cv.

A marca italiana mostra ainda o Doblò Natural Power, com motor T-Jet 1.4 16V, que desenvolve potência máxima de 120 cv (com gasolina e gás natural). O veículo está configurado para funcionar normalmente com gás natural, enquanto o arranque do motor sempre é feito com gasolina.

A Volkswagen leva a nova geração do CrossPolo, com seis opções de motores (três a diesel e três a gasolina). Dois deles podem ter caixa manual automatizada de sete velocidades e dupla embreagem.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;