Esportes Titulo
COI define critérios para entrada de esportes nas Olimpíadas
Do Diário OnLine
Com Agências
11/08/2004 | 12:43
Compartilhar notícia


O COI (Comitê Olímpico Internacional) definiu 32 critérios sobre os quais os diferentes esportes e disciplinas serão julgados a partir de agora para conservar ou ganhar o direito de participar dos próximos Jogos Olímpicos.

Segundo o relatório, entregue nesta quarta-feira aos membros do COI, o exame leva em consideração, para cada esporte, sua história, tradição, universalidade, popularidade, impacto na mídia, imagem, seus efeitos sobre o meio ambiente, sua política antidoping e suas perspectivas de desenvolvimento.

O debate será aberto formalmente após os Jogos de Atenas. Esportes como o pentatlo moderno, o beisebol e o softbol terão de defender sua permanência nas Olimpíadas, assim como as disciplinas marcha atlética e slalom de canoagem.

Para as disciplinas, a decisão caberá à Comissão Executiva do COI. Os esportes serão avaliados no Congresso do comitê, que tem reunião marcada para julho de 2005, em Cingapura.

As regras do COI impõem que um esporte eliminado do programa olímpico deve ser informado da decisão pelo menos sete anos antes de a eliminação entrar em vigor.

A revisão responde à vontade do presidente do COI, o belga Jacques Rogge, que não quer a descaracterização das Olimpíadas com a aceitação de um número muito grande de novos esportes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;