Política Titulo
Luiz Marinho mexe no governo para acomodar aliado
Loli Puertas
Do Diário do Grande ABC
07/11/2009 | 09:45
Compartilhar notícia


O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), evidenciou na última sexta-feira a tendência de construir governo baseado em acordos políticos em detrimento do viés técnico. O petista exonerou o secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Ricardo Beltrão, que permanecerá na administração petista com a função de assessorar o novo titular da Pasta, o vereador José Ferreira (PT). Essa é a terceira mudança no primeiro escalão. Assim, ao que tudo indica, Beltrão permanecerá na parte prática, enquanto Ferreira continuará na articulação.

Nos bastidores da sede do Poder Executivo corre a versão de que Beltrão assumiu a secretaria ciente do caráter temporário. Antes da virada do ano, Luiz Marinho e Zé Ferreira ajustariam o acordo feito durante a campanha eleitoral de 2008.

Sociólogo formado pela Universidade de São Paulo, Beltrão foi secretário adjunto de Miriam Belchior (atual assessora especial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva) na Pasta de Habitação e Inclusão Social durante o governo de Celso Daniel em Santo André. Ele era responsável pelos principais projetos de inclusão social, como o Mais Igual. Já no governo de João Avamileno, a secretaria foi desmembrada e Beltrão passou a responder como titular da Inclusão Social.

Coincidência ou não, a mudança acontece dez dias depois de a reforma administrativa - enviada pelo prefeito à Câmara no início do ano - ter sido aprovada.

Ferreira, que está no sétimo mandato, diz estar preparado para assumir a área social da cidade. "Procuro sempre estar preparado espiritual e politicamente. Tenho compromisso com o prefeito e vou cumpri-lo."

Mas o parlamentar nega a existência de acordo eleitoral para assumir a Pasta. "Acho que o prefeito me escolheu por ser o vereador mais antigo, pelo meu bom relacionamento na Câmara e, claro, pela minha história com a população e com a cidade, que conheço muito bem."

Na próxima sessão da Câmara, a segunda suplente do PT, Fátima Araujo, assumirá a cadeira deixada por Zé Ferreira. O primeiro suplente do partido a ocupar vaga no Legislativo foi Wagner Lino, no lugar do atual secretário de obras, Antonio Carlos da Silva. Essa não será a primeira passagem de Fátima pela Câmara. Em 2002, ocupou a vaga de Ana do Carmo (PT), eleita deputada estadual.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;