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S10 vem com mais potência e torque
Helder Lima
Da Redaçao
14/03/2000 | 16:44
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A S10 aposentou o motor Maxiom turbo diesel 2.5 para adquirir potência e torque. A picape mais vendida da GM, na versao a diesel, vem agora equipada com propulsor de nova geraçao da linha Sprint, desenvolvida pela MWM. Com 2,8 litros de capacidade volumétrica, o motor alcança 34 kgfm de torque máximo (51,7% a mais do anteriormente) e 132 cv de potência (38,9% a mais).

Além do novo motor, a S10 ganhou também dois itens de conforto, que sao o volante de dupla massa e a embreagem auto-ajustável. O Diário testou a picape no trânsito urbano de Sao Paulo e nos municípios da regiao, bem como no litoral sul do Estado, incluindo um trecho de estrada de terra na reserva ecológica da Juréia.

Os ganhos de torque e potência sao notados de forma imediata. O veículo está mais adequado ao uso profissional, embora em subidas íngremes ainda se ressinta de torque, exigindo muitas reduçoes de marcha para trabalhar.

Com a mudança, a velocidade final da picape melhorou, subindo de 155 km/h para 171 km/h. A aceleraçao de zero a 100 km/h, por sua vez, caiu de 15,7 segundos para 11,5 segundos. Esse comportamento é próximo do de um automóvel médio, com motorizaçao de 2,0 litros.

O motor fabricado pela MWM traz como principal vantagem o comando de válvulas no cabeçote, que apresenta melhor rendimento. As três válvulas de cada um dos quatro cilindros sao acionadas por alavancas tipo dedo, o que também confere melhor performance, até mesmo em motores a gasolina.

Para viabilizar a adoçao desse motor, a GM escolheu a transmissao manual NVG 3500, importada, que acompanha a S10 V6 de 4,3 litros. Apenas as relaçoes de marcha foram alteradas. O câmbio tem engates precisos, mas no exemplar testado a primeira marcha escapava de forma insistente, revelando a necessidade de ajustes no sistema de embreagem.

Outro defeito que foi notado no veículo foi o manual desatualizado, sem as informaçoes da nova motorizaçao.




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