Política Titulo
PSB de Mauá irá ajudar a eleger petista presidente da Câmara
Cristiane Bomfim
Do Diário do Grande ABC
16/12/2008 | 09:13
Compartilhar notícia


Rival do PT nas eleição municipal, o PSB de Mauá irá ajudar a eleger o vereador Rogério Moreira Santana (PT) como presidente da Câmara na cidade. Em reunião segunda-feira, a executiva do partido decidiu deixar o caminho livre para que o petista dispute, sem adversários da oposição, a cadeira no dia 1º. Em troca, o PSB ocupará a vice-presidência da Casa. O escolhido é Luiz Alfredo dos Santos Simão.

O prefeiturável Chiquinho do Zaíra (PSB) - derrotado pelo petista Oswaldo Dias no segundo turno - foi o único presente que desaprovou a aliança. "Coloquei a minha posição e sou contrário. Entendo que o PSB poderia concorrer a presidência e não fazer a aliança, mas tenho de respeitar a opinião do restante da executiva, que é maioria", afirmou o socialista.

Para o presidente do PSB em Mauá, Carlos Wilson Tomaz, o acordo irá fortalecer o partido. "Não se trata de uma discussão de cargos, mas sim da estrutura política da Câmara. Fazer parte da mesa diretora e das comissões dá força ao PSB. A aliança não nos impedirá de fazer oposição. Não estamos falando em dar apoio ao Oswaldo. Uma coisa é o Legislativo, outra é Prefeitura."

Simão acredita que não haverá outro candidato à presidência da Câmara. "Foi resolvido que eu ficarei com a vice-presidência. Tenho certeza de que o Rogério será eleito presidente por unanimidade porque os vereadores que disseram disputar já estão tirando o nome da lista".

O vereador afirmou ainda que para que o partido faça parte da sustentação de governo, basta apenas uma demonstração de interesse do prefeito. "Ainda não discutimos isso, mas se o Oswaldo abrir espaço e receber os vereadores, as decisões podem ficar mais fáceis. Mesmo assim, não deixaremos de fiscalizar o trabalho da Prefeitura."

Manoel Lopes (DEM), que poucos dias após o segundo turno afirmou ser candidato a presidente do Legislativo, disse que irá esperar decisão do Senado sobre a PEC 20/2008 que aumenta o número de cadeiras nas Câmaras. "Na atual conjuntura, o presidente já está definido. Mas se houver uma decisão até o dia 1º, o cenário muda e eu posso disputar". Caso a PEC seja aprovada, Mauá passará a ter 23 vereadores.

O atual presidente da Casa, Alberto Betão Pereira Justino (PSB), que não participou da reunião da executiva, afirmou que fará oposição ferrenha ao governo do PT para "honrar os votos que teve."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;