Esportes Titulo
Destaque brasileiro disputa quatro finais na Dinamarca
Felipe Munhoz
Especial para o Diário
17/10/2006 | 22:40
Compartilhar notícia


Laís Souza se confirmou ontem como o grande destaque do Brasil no Mundial de Ginástica, disputado em Aarhus, na Dinamarca. A brasileira se classificou para quatro finais e ainda será reserva na trave. A paulista estará na decisão por equipes, no individual geral, no salto e no solo e ainda pode competir na trave. Enquanto isso, Daiane dos Santos conseguiu apenas a última vaga para a final do solo. As brasileiras disputam as finais neste sábado.


Laís terminou em quinto lugar no individual geral, perdeu apenas uma posição em relação ao primeiro dia da fase de classificação. A única que ultrapassou a brasileira foi a inglesa Elizabeth Tweddle, quarta colocada, com 59,975 pontos, contra 59,875 da paulista. O desempenho da brasileira foi tão bom que ela não ficou atrás de nenhuma atleta russa, chinesa ou ucraniana, tradicionais na competição.


A ginasta se classificou para as finais do solo em quinto lugar (15,150), e para o salto, com a oitava melhor nota (14,950). Na trave, ela obteve a 14ª nota, mas é a terceira reserva, já que apenas duas atletas de cada país podem competir em cada uma das finais.


Daniele Hypolito, que já conquistou uma medalha de prata no solo em mundiais, se classificou apenas para o individual geral.

Conformada – A gaúcha Daiane dos Santos não se surpreendeu com o resultado obtido na fase de classificação. “A primeira série foi normal, acho que fiz minha parte. Agora tenho que cuidar para não cometer os pequenos errinhos”, explicou.


Outro motivo que pode ter influenciado no desempenho da brasileira – não disputava uma competição oficial desde maio – é a mudança do sistema de pontuação na ginástica. “Acho que os juízes estão mais rigorosos neste primeiro mundial com o código novo. E os pequenos erros aumentam as diferenças entre a gente”, argumentou.


Satisfeita com as ginastas brasileiras até agora, a coordenadora da seleção brasileira de ginástica, Eliane Martins, acredita que o resultado ainda pode ser melhor. “A Laís não foi surpresa. Este resultado é expressivo e só mostra sua evolução. Na final, os critérios são os mesmos e as chances aumentam. A Daiane cometeu erros bobos nas acrobacias e pode corrigir tudo isso”, garantiu. “O primeiro dia é o mais tenso de todos, se você cometer erros fica fora da decisão. Tenho certeza que elas terão boa atuação”, finalizou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;