Cultura & Lazer Titulo
Em 'Improvável', plateia guia comediantes no improviso
Melina Dias
Do Diário do Grande ABC
25/03/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Milhões já viram trechos no site YouTube e agora querem conferir ao vivo. A peça Improvável chega sexta-feira ao Teatro Lauro Gomes, em São Bernardo. Os jovens atores da Cia Barbixas de Humor são só sorrisos, sem trocadilho. Das duas sessões abertas inicialmente para sábado e domingo até a tarde de ontem já eram cinco. No palco, uma modalidade cênica nascida na Inglaterra que vem caindo no gosto do brasileiro, o teatro esporte, ou simplesmente, de improviso.

Daniel Nascimento, 26 anos, é o "mestre de cerimônias" do espetáculo que, pela dinâmica, nunca é igual a outro.

A fórmula é simples. Os atores se submetem a exercícios, normalmente usados para treinar rapidez de raciocínio, posição em cena, expressão corporal etc. A diferença aqui é que, estimulada pelo mestre de cerimônias, a plateia fornece os elementos - um lugar, por exemplo - para que a cena se desenrole.

Os mais tímidos podem ficar despreocupados. Daniel Nascimento tranquiliza quem detesta aquele tipo de peça em que a interação beira a chatice e expõe um infeliz na plateia. "Essas cenas são minoria. E estamos em uma fase bem pacífica. Tinha espetáculo que a gente metralhava o público", diz,

Hoje, o contrário é até mais comum. "Tem gente que sobe ao palco e não quer mais sair", comenta o mestre de cerimônias.

Os Barbixas se conhecem desde o colégio. Daniel nem consegue precisar há quanto tempo a trupe existe. Um marco da história do grupo foi o espetáculo Onde Está o Riso, em que os rapazes homenageavam os comediantes que idolatram, como os ingleses do Monty Python e Rowan Atkinson (popular como Mr. Bean).

Isso foi antes do sucesso televisivo de Rafinha Bastos e Marco Luque, alguns dos humoristas que passaram pela companhia. E falando nas estrelas do stand up comedy que hoje divertem no CQC de Marcelo Tas, Daniel Nascimento gosta de deixar claro que não é esse o tipo de humor que eles fazem.

"Deve ter umas 400 pessoas fazendo stand up hoje em São Paulo. Nós adoramos e achamos que este é outro indício de que o público está carente de ir ao teatro. Mas nós estamos nos aprofundado nos exercícios de improviso, e começamos a notar que surgem cada vez mais grupos deste gênero", afirma o comediante.

Atualmente, a companhia está com Improvável em cartaz no Tuca, em São Paulo, sempre às quintas-feiras. Em cena, Daniel tem a companhia de Elídio Sanna e Anderson Bizzocchi. Como de costume, eles recebem atores convidados a cada espetáculo. Para São Bernardo, foram chamadas as atrizes Marcela Leal e Cristiane Wersom.

Para assistir a algumas cenas basta acessar o site www.improvavel.com.br. E certo de não estragar a surpresa. Tanto para artista como para a platéia. "Sempre começamos do nada, entramos ali somente com nossos corpos, 90% do que acontece nos impressiona", garante Daniel, que se espanta também com o fato de sobreviver como comediante viajando por todo o País. "Nunca tinha imaginado que isso pudesse acontecer", admite.

Improvável - Teatro. No Teatro Lauro Gomes - Rua Helena Jacquey, 171, Rudge Ramos, São Bernardo. Tel.: 4368-3483. Sexta, às 21h; Sábado, às 20h e 21h30; domingo, às 19h e 20h30. Duração 70 minutos. Ingr.: R$ 40 e R$ 20 (meia-entrada). Classificação indicativa 14 anos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;