Economia Titulo
Consumidores unem-se por desconto no comércio eletrônico
18/08/2010 | 07:14
Compartilhar notícia


A união de consumidores para obter descontos, prática de negociação antiga, está ganhando ares modernos com a proliferação dos sites de compras coletivas no País. Por meio de um deles, 5.075 internautas puderam contratar três meses de aluguel de DVDs em uma grande locadora por R$ 3, desconto de 98%. O modelo é iniciativa de empresários que perceberam que poderiam oferecer descontos ao mobilizar número mínimo de pessoas para fazer uma compra.

Os novos investimentos no comércio eletrônico vêm a reboque dos bons resultados obtidos pelo setor no Brasil. No primeiro semestre, o setor faturou R$ 6,7 bilhões, aumento nominal de 40% ante igual período de 2009, revelou relatório elaborado pela empresa de monitoramento de comércio eletrônico e-bit.

Um dos sócios de um desses sites de compras coletivas que estrearam neste ano, Pedro Guimarães, explica que o negócio é possível porque une o interesse dos consumidores e o das empresas parceiras. "Damos aos usuários forte desconto e um guia de serviços da cidade. Aos parceiros, levamos novo consumidor a custo zero", diz.

Além de trazer novos clientes, os sites de compras coletivas são um meio de reforçar uma marca, avalia o professor de Marketing José Luiz Trinta, do Ibmec-RJ. "Uma oferta não vai influenciar o resultado da Coca-Cola, mas serve para formar uma imagem, introduzir um conceito ou estimular a experimentação", afirma. Em junho, um site de compras coletivas registrou o recorde de 5.830 vendas de 24 latinhas de Coca-Cola Light Plus por R$ 5, desconto de 85%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;