Internacional Titulo
Rice diz a Carter que EUA aceitarão resultado eleitoral na Nicarágua
Das Agências
07/11/2006 | 18:48
Compartilhar notícia


A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, "garantiu que, quem quer que vença as eleições, os Estados Unidos responderão favorável e positivamente" à Nicarágua, anunciou nesta terça-feira o ex-presidente americano Jimmy Carter, observador das eleições no país centro-americano.

O candidato da Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN), Daniel Ortega, outrora inimigo declarado dos EUA, cujo governo não conseguiu derrubá-lo durante o período em que esteve no poder (1979-90), anuncia-se como o próximo presidente com 38,59% dos votos, após mais de 60% das seções apuradas.

"Condoleezza Rice me garantiu que, quem quer que vença as eleições, os Estados Unidos responderão favorável e positivamente" ao novo governo, afirmou Carter, em uma entrevista coletiva, na qual destacou não ter dúvidas sobre a "integridade" da votação, realizada neste domingo.

O ex-presidente, que foi à Nicarágua observar o processo eleitoral em nome do "think tank" que leva seu nome, o Carter Center, pediu que se dê a Ortega "o benefício da dúvida".

"Não posso julgar as promessas. Isso poderá ser feito somente no futuro com base nas ações", frisou Carter, ao ser questionado sobre se a mudança experimentada pelo ex-guerrilheiro marxista e as promessas feitas durante a campanha eleitoral são confiáveis.

"Espero que sim", respondeu ele, em espanhol.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;