Cultura & Lazer Titulo
'Antes do Amanhecer' tem excessos e descompasso
Mauro Fernando
Do Diário do Grande ABC
13/09/2002 | 18:20
Compartilhar notícia


Antes do Amanhecer ou Luar sobre o Paraíso, peça escrita e dirigida por Kléber di Lázzare, e encenada pelo Grite (Grupo Imes de Teatro Experimental) em palco no Imes, em São Caetano, faz da participação em vídeo de Umberto e Beto Magnani seu cartão de visitas. Com exceção dos Magnani, o elenco do musical padece na busca de uma teatralidade fake, de excessos mal trabalhados.

A peça entrelaça três histórias de paixão. São três casais que se debatem no jogo das relações, atropeladas ora por questões pessoais, ora por sociais. Um certo misticismo determinista e deslocado, pairando sobre os personagens, marca o texto.

O maior problema do musical é mesmo o texto, repleto de frases de efeito, pseudopoéticas. A prolixidade afrouxa a tensão dramática – ao adiar a conclusão dos conflitos, os personagens caem em digressões que se revelam pouco profundas. Assim, a discussão sobre a força da mídia aliada ao poder policial transforma-se antes em caso policialesco que em objeto de reflexão.

Outra questão mal resolvida são as cenas nos três telões simultâneas às ações no palco. Por vezes cria-se um segundo foco que desvia a atenção, como se se tivesse de tomar conta, ao mesmo tempo, de uma leiteira no fogão e de uma torradeira na sala. A inserção de recursos de outras linguagens artísticas no teatro pode causar um descompasso numa montagem.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;