Economia Titulo
BC japonês pode adotar teto para cotação do iene
15/10/2011 | 08:00
Compartilhar notícia


Cresce a especulação no mercado de câmbio internacional de que o banco central do Japão poderá adotar um teto para cotação do iene ante o dólar para impedir uma valorização adicional da moeda japonesa, a exemplo do que fez no mês passado o Banco Nacional Suíço (SNB, na sigla em inglês), quando anunciou que gastaria o que fosse necessário para impedir que o euro se desvalorizasse para além de 1,20 franco suíços.

Recentemente, o governo japonês informou que deverá anunciar medidas para conter a apreciação do iene na semana que vem, embora não tenha citado a possibilidade de adoção de um piso cambial. Até agora, o governo japonês só admitiu a ampliação do fundo para fusões e aquisições, conforme informou a Agência Dow Jones.

"O Japão deve estar olhando o sucesso da Suíça com inveja, embora a sua capacidade de replicar a medida adotada pelo SNB seja mais difícil", disse à Agência Estado o estrategista-chefe global de câmbio da corretora Brown Brothers Harriman em Nova York, Marc Chandler. O iene já ganhou 5,5% ante o dólar no acumulado deste ano até o fechamento de ontem. A moeda japonesa também se valorizou 2,5% frente ao euro.

Segundo o chefe de estratégia de câmbio do banco ING em Londres, Chris Turner, rumores estão circulando nas últimas 48 horas de que as autoridades japonesas poderiam imitar os suíços e impor um teto para o iene frente ao dólar. Ele alerta que, se o Federal Reserve (Fed, banco central dos Estados Unidos) adotar a terceira rodada do programa de afrouxamento quantitativo, o dólar poderá valer cada vez menos frente ao iene, podendo até ultrapassar a barreira de 70 ienes por dólar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;