Economia Titulo
Juros do crédito atingem o menor nível desde 1994
Da ABr
23/09/2010 | 07:40
Compartilhar notícia


As famílias pagaram menos pelo crédito em agosto, enquanto as empresas tomaram crédito com juros mais altos. Segundo dados do BC (Banco Central) divulgados ontem, a taxa de juros para pessoa física caiu 0,6 ponto percentual, para 39,9% ao ano, na passagem de julho para agosto. Esse é o patamar mais baixo da série histórica do BC, iniciada em julho de 1994.

"O declínio da taxa de juros a pessoas físicas é explicado, principalmente, pela redução do custo relativo ao crédito consignado e pelo aumento da participação dessas operações na carteira de pessoas físicas", diz relatório do BC.

No caso das pessoas jurídicas, a taxa subiu 0,2 ponto percentual, para 28,9% ao ano. Com isso, a taxa média teve redução de 0,2 ponto percentual, para 35,2% ao ano, no mesmo período.

A inadimplência, como são considerados os atrasos superiores a 90 dias, ficou estável em 3,6% em agosto para as empresas. Para as pessoas físicas, houve redução de 0,1 ponto percentual, para 6,2%.

O spread (diferença entre a taxa de captação e a cobrada dos clientes) ficou em 18,3 pontos percentuais, aumento de 0,2 ponto para as empresas. No caso das pessoas físicas, houve redução de 0,3 ponto, para 28,6 pontos percentuais.

O prazo médio para pessoas físicas aumentou nove dias, para 536 dias corridos. Para as empresas, o aumento foi de um dia, para 386 dias corridos.

Se não houver maiores surpresas na economia, a taxa de juros real do Brasil - taxa Selic descontada a inflação - poderá cair para 2% em 2014. A afirmação foi feita ontem pelo secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Nelson Henrique Barbosa Filho.

A tendência de queda, disse o secretário, deve continuar pelos próximos anos. "Taxas de juros mais baixas são uma tendência mundial e o Brasil não pode fazer um caminho diferente. Por isso, acredito que teremos condições de baixar os juros reais para 2% em 2014." (da ABr)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;