Internacional Titulo
Astronautas da Discovery passaram o Natal no espaço
Do Diário do Grande ABC
25/12/1999 | 18:26
Compartilhar notícia


Os astronautas da nave Discovery festejaram este Natal no espaço após terminarem na véspera os reparos do telescópio Hubble, uma missao qualificada de ``êxito total' pela Nasa.

A Discovery é o primeiro transportador americano que está no espaço durante as festas de fim de ano.

O último vôo espacial no Natal foi há 25 anos com a missao Skylab em 1973 e, antes, o primeiro vôo habitado para a Lua, a bordo da Apolo 8 em 1968.

Na manha deste sábado a tripulaçao da Discovery despertou com a doce voz de Bing Crosby cantando I'll be home for Christmas. ``Feliz manha de Natal Discovery', disse o chefe de controle de vôo da Nasa, Steve Robinson, do centro espacial Johnson, em Houston (Texas). ``Feliz Natal para todos aí de baixo', respondeu o comandante da Discovery, Curt Brown. ``O Hubble estará de volta ao trabalho após o Natal, já que lhe daremos nova liberdade e vida nova.'

A Discovery deverá se desacoplar do telescópio de 12 toneladas na noite deste sábado, por volta das 21h em Brasília.

Depois disso, os tripulantes terao uma ceia no espaço, informou o comandante Curt Brown. A Nasa nao tinha previsto um menu especial, porque a missao foi programada inicialmente para o começo de dezembro e os alimentos já tinham sido embarcados há várias semanas.

O astronauta francês, Jean-François Clervoy -um gourmet previnido entre os americanos- levou na bagagem um pedaço de ``foie gras', uma especialidade francesa que se come tradicionalmente por estas festas, enquanto o suíço Claude Nicollier presenteará os colegas com chocolates suíços em formato de transportador.

Haverá ainda uma videoconferência, os astronautas também poderao dialogar com seus familiares e amigos. ``Que lindo natal para o Hubble', declarou John Campbell, diretor do projeto Hubble no centro Goddard da Nasa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;