Internacional Titulo
Cientistas encontram vestígios de templo no lago Titicaca
Do Diário do Grande ABC
22/08/2000 | 14:14
Compartilhar notícia


Um grupo de cientistas europeus e sul-americanos descobriu os vestígios de um templo da cultura andina de Tiwanaku ou Tiahuanaco, submerso a 20 metros de profundidade no lago Titicaca, situado a 4 mil metros de altura, informaram nesta terça-feira fontes da pesquisa.

Peritos no estudo das cavernas (espeleologia), os 30 membros da expediçao aquática Atahuallpa 2000 descobriram embaixo d'água um caminho, um muro de contençao de uns 700 metros de comprimento, um monumento lítico e um terraço, explicou o chefe da missao, o italiano Lorenzo Epis.

Respaldada financeiramente pelo grupo científico privado italiano Akakor Geographycal, a expediçao descobriu o pequeno templo pré-colombino de 250 metros de comprimento e 50 de largura.

``O templo existe, mas nao existe uma cidade submersa', concluiu Epis. Além de investigaçoes médicas, houve ``inúmeras descobertas topográficas, como a de uma ilha de 3.600 metros de comprimento e 600 de largura', destacou o arqueólogo boliviano Eduardo Pareja, que participou na investigaçao.

A descoberta do templo permitirá entender uma época de três ou quatro séculos que marcam a passagem de um período a outro desta cultura milenar andina, que até o século XI de nossa era tinha uma populaçao de cerca de 100 mil habitantes.

Os restos arqueológicos foram também procurados sem êxito pelo francês Jacques Cousteau em 1976 e por uma equipe de National Geographic 12 anos depois.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;