Política Titulo Pela região
Com registros, número de candidaturas sobe para 133

Grande ABC contabiliza mais postulantes por vaga a deputado do que em 2014

Da Redação
Do Diário do Grande ABC
17/08/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


Finalizado na quarta-feira o prazo para o registro de candidaturas, o número de postulantes por cadeira a deputado com domicílio eleitoral no Grande ABC subiu, ao menos, para 133 nomes inscritos junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Conforme já mostrado pelo Diário, a lista de pleiteantes com reduto na região é maior do que a apresentada na empreitada em 2014, quando 107 quadros entraram na briga por assento na Assembleia Legislativa ou Câmara Federal. A data da eleição, o primeiro turno no caso da disputa proporcional, está marcada para dia 7 de outubro.

A tabela mescla nomes experientes nas urnas, alguns testados nas urnas, que bateram perto, mas sem sucesso, e novatos, debutando no pleito. Prefeiturável de Diadema em 2016, Silvino Roque Neto, o Russo (PMN), está na disputa por cadeira em Brasília. Há dois anos, ele angariou 691 votos, amargando apenas a sétima posição no páreo majoritário municipal. É a segunda vez que Russo será postulante a vaga no Congresso Nacional. Na oportunidade, registrou 1.109 sufrágios.

Pelo PR, Ronaldo Protetor é candidato a estadual. É a quarta vez que ele concorrerá a cargo eletivo, sendo duas para vereador, uma em Santo André (2012) e outra em São Bernardo (2016). Figura constante no meio político, ele entrou no rol de postulantes também em 2014, na ocasião, a federal. Na última vez em que buscou posto na Câmara, Ronaldo obteve 1.172 votos, ficando como quarto suplente da chapa, que elegeu dois parlamentares – Índio (PR) e Eliezer Mendes (PTN).

O PMB lançou, além de Lair Moura, de Ribeirão Pires, Silvana do Samu, que será candidata a federal. Ela participou também dos dois últimos processos eleitorais por vaga no Legislativo – ambos em Santo André -, embora tenha estreado nas urnas em 2004. No mais recente pleito municipal, em 2016, já pelo PMB, recebeu 194 votos. Em 2012, postulou vaga figurando no PTB, do então prefeito Aidan Ravin – hoje no Podemos e pleiteante a estadual. Pelo apelo feminino na disputa, o partido promete investir percentual superior ao determinado na legislação, de mínimo de 30%.

Pelo Novo, Roberto Carlos de Almeida, com domicílio em Santo André, é candidato pela primeira vez – busca mandato na Assembleia –, assim como outros quadros do Podemos, como Andreia Andrade e Madalena Catapreta, ambas andreenses a federal. Por cadeira em Brasília, o nome de Luiz Carlos Motta (PR), de Diadema, está inserido no pleito. Também filiadas ao Podemos, Sandra Capucho e Glaucia Cília tentam cadeira a estadual. No Pros, Ricardo Leite entra na briga a estadual, ao lado de Raimundo do ABC (DC). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;