Nacional Titulo
Capital paulista terá padrão antipoluição mais rígido
13/06/2010 | 07:38
Compartilhar notícia


São Paulo será a primeira cidade do mundo a adotar os limites para poluição do ar recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMC). A nova determinação virá por meio de decreto assinado pelo governador Alberto Goldman (PSDB) até dezembro, e valerá em todo o Estado, começando pela capital. O padrão será mais rígido e exigente que o atual, em vigor desde 1990. E deve implicar, além de novos requisitos para empresas obterem licenças ambientais, na aplicação de medidas mais extremas - como ampliação do rodízio de veículos sempre que o nível de poluição atingir índices críticos.

Na última semana, muita gente que mora ou frequenta a cidade de São Paulo deve ter sentido algum desses sintomas: boca seca, falta de ar, irritação nos olhos, nariz, garganta. Eles são a ponta mais visível do excesso de poluição, agravado pelo tempo seco. Por isso o governo quer os novos padrões.

"As medidas estão sendo adotadas paulatinamente, como indica a queda dos níveis de poluição nos últimos anos. Mas, a partir dos novos padrões, o controle deve ser mais restritivo", explica Claudio Alonso, da Diretoria de Tecnologia, Qualidade e Avaliação Ambiental da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).

Segundo ele, o novo padrão não "induz à adoção de medidas de restrição à circulação de veículos". "Restrições se adequam a casos emergenciais, já bem reduzidos em São Paulo."

TRANSPORTE - Para ter efeito, o novo padrão deve vir acompanhado de ações como expansão dos meios de transportes públicos. Sem alterações na mobilidade, os novos limites não surtirão efeito. Hoje o tráfego nas maiores vias de São Paulo arrasta-se a 15 km/h.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;