Internacional Titulo
Fujimori é denunciado por suposto enriquecimento ilícito
Do Diário do Grande ABC
24/11/2000 | 14:45
Compartilhar notícia


O procurador José Ugaz anunciou nesta sexta-feira ter denunciado à Procuradoria da Naçao o ex-presidente Alberto Fujimori, atualmente no Japao, por suposto delito de enriquecimento ilícito.

Fujimori, cujo paradeiro é desconhecido há três dias, nao entrou em contato com o Governo japonês para regularizar sua situaçao imigratória no país, informou esta sexta-feira Nori Teru Fukushima, chefe para a América Latina da Chancelaria japonesa. ``Fujimori nao demonstrou sua intençao de ficar aqui ou nao', informou Fukushima.

Osamu Sato, funcionário da divisao de Imigraçao e Residência do Ministério japonês da Justiça, assinalou por sua parte que ``nao recebemos nenhuma notificaçao do Ministério de Relaçoes Exteriores de que Fujimori terminou sua missao diplomática. Acho que seu status para ficar no Japao ainda nao mudou'.

Fukushima afirmou que o Governo japonês desconhece ``se Fujimori é japonês ou nao', mas adiantou que o ex-mandatário, filho de imigrantes japoneses, ``nao tem um passaporte japonês'. ``É a Chancelaria que os emite. Assim, estaríamos sabendo', explicou.

Segundo o funcionário, se Fujimiori solicitar a cidadania japonesa, nao precisará renunciar à peruana. Uma lei nipônica de 1985 assinala que os cidadaos japoneses maiores de 21 anos nao podem ter uma dupla nacionalidade, mas Fukushima explicou que esta norma nao se aplica a Fujimori, nascido em 1938.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;