Esportes Titulo
Taiyokan, o estilo que vale troféus
Bianca Daga
Especial para o Diário
25/02/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


História curta, currículo recheado de conquistas e estilo próprio. Esses são motivos de orgulho para os atletas da Academia de Artes Marciais Taiyokan, em Santo André, que já levaram vários troféus para casa, apesar de a equipe existir há apenas um ano.

Sempre comandados pelo professor Édnei Albigezi, que treina há 25 anos e começou a dar aulas há 21, os esportistas andreenses conquistaram três títulos logo em na estreia, no ano passado: foram campeões dos Jogos Escolares, do Campeonato Brasileiro e do Paulista.

Mas o grande diferencial do grupo é ter alcançado tantas vitórias com estilo próprio de lutar caratê: o Taiyokan, inspiração para batizar a academia. "É um caratê diferente criado por mim e hoje reconhecido nacionalmente. São técnicas de várias artes marciais aplicadas no caratê, unidas a conhecimentos científicos que aprendi quando cursei educação física", explicou Édnei, único professor de São Paulo a utilizar esse modelo de luta, além de outro profissional de Minas.

Tanto no caratê como em outras artes marciais há dois tipos de modalidades. Uma delas é o kata. Chamado também de luta imaginária, é como se fosse demonstração do caratê e pode ser praticado individualmente ou em equipes. A outra modalidade é o kumite, a luta real entre dois atletas.

A academia do professor Édnei conta hoje com 50 atletas, desde crianças de 6 anos até adultos que já competem na categoria de mestre. Nos treinamentos técnicos e de condicionamento físico que realizam durante a semana, os caratecas de Santo André se dividem somente por idade, em três turmas: de 3 a 6 anos; de 7 a 13 e acima de 14. No entanto, nas competições ainda há subdivisão por faixas (branca, amarela, laranja, vermelha, verde, roxa, marrom e preta).

Para o treinador, competir é importante, mas o objetivo principal é ensinar aos alunos valores como respeito e mostrar a importância da atividade física.

"Muitas pessoas não me procuram com o intuito de treinar para competir, e sim para perder peso e ter vida mais saudável. Disputar título é importante porque incentiva os alunos. Mas a prioridade é sempre formar cidadãos. O grupo é muito unido. Como o próprio nome diz, somos uma equipe", concluiu Édnei.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;