Defesa do Consumidor Titulo Prejuízo financeiro
Saiba os cuidados que é preciso ter com o cartão de crédito
Caroline Garcia
02/08/2018 | 11:57
Compartilhar notícia
Marcello Casal Jr/Agência Brasil


O cartão como forma de pagamento é o segundo mais utilizado pelos brasileiros. A primeira é o dinheiro em espécie. É o que diz a pesquisa ‘O brasileiro e sua relação com dinheiro’, do Banco Central. No entanto, ao perder o cartão, o consumidor, muitas vezes, pode ser mais prejudicado financeiramente do que perder dinheiro, já que é possível fazer diversas compras pelo meio de pagamento em questão de minutos.

Pensando nesse prejuízo, o consumidor pode tomar alguns cuidados ao fazer compras com o cartão. O Procon orienta, por exemplo, a não o perder vista ao entregá-lo para realizar pagamentos. O terminal eletrônico deve estar visível para a operação ser acompanhada a todo o momento.

É importante conferir também se o cartão devolvido pertence realmente ao consumidor e se o comprovante está com o valor correto.

Em caso de compras online, é recomendado usar o cartão somente em sites de confiança, lembrando que é necessário manter sempre atualizado o antivírus do computador.

O consumidor nunca deve fornecer o número do cartão por telefone, ao menos que ele tenha feito a ligação e tenha certeza da identificação da chamada. No entanto, não deve, de forma alguma, informar a senha.

Mesmo com todos os cuidados, contudo, há ainda hipóteses de roubo ou furto que independem do consumidor. Nesse caso, é preciso que o cliente entre em contato imediatamente com a operadora para avisar sobre o ocorrido e, se for o caso, peça o cancelamento das compras efetuadas indevidamente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;