D+ Titulo
Segredos de família
Eliane de Souza
Do Diário do Grande ABC
12/04/2009 | 07:47
Compartilhar notícia


Em lugares onde livros de gastronomia não existem, o preparo de alimentos é praticamente um ritual que faz parte da história das famílias. Os segredos são passados por gerações.

Parte dessas histórias são relatadas na coleção Cozinha das 7 Famílias (R$ 49,90, cada livro), compilada pela Editora Larousse. Cada título reúne utensílios e ingredientes típicos, fotos e pratos favoritos da mãe, pai, avós e crianças. Os países escolhidos para a viagem gastronômica foram Índia, Itália, França, Tailândia, Antilhas, México e Marrocos. A seguir, algumas receitas.

Receitas

Arroz com Abacaxi
(A Cozinha Tailandesa)
Tempo de preparo: 25 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Rendimento: 4 porções
Micro-ondas: Não Freezer: Não
Ingredientes: 600 g de arroz-de-jasmim cozido no vapor; 12 camarões médios, crus e limpos, 4 rodelas de abacaxi fresco; 4 dentes de alho; 1 cebola; 4 colheres (café) de curry em pó; 4 colheres (sopa) de molho de soja light; 1 colher (sopa) de açúcar; 1 cebola; 2 colheres (sopa) de cebolinha picada; 4 colheres (sopa) de folhas de coentro picadas; 4 colheres (sopa) de óleo de girassol; sal.
Modo de preparo: Descasque e pique o alho e a cebola. Corte o abacaxi em cubos. Aqueça o óleo num wok (panela), em fogo alto. Quando estiver bem quente, refogue nele o alho com sal, até que fique dourado. Acrescente a cebola, o pó de curry e mexa bem. Quando a mistura estiver cheirosa, acrescente os camarões e deixe-os cozinhar por 3 minutos, sacudindo várias vezes o wok. Junte o arroz cozido, o abacaxi, o açúcar e o molho de soja. Misture e mantenha o fogo baixo ainda por 4 minutos, sem parar de mexer. Sirva numa travessa bem quente.

Salada Condimentada de Frango
(A Cozinha Tailandesa)
Tempo de preparo: 20 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Rendimento: 2 porções
Micro-ondas: Não Freezer: Não
Ingredientes: 200 g de carne de frango; 2 dentes de alho; 2 cebolas roxas; 1 colher (sopa) de arroz-de-jasmim; 3 colheres (sopa) de molho de frango (fresco ou preparado com tablete concentrado); 1/2 colher (café) de açúcar; 1 colher (sopa) de molho de peixe; 2 colheres (sopa) de suco de limão; 2 colheres (sopa) de coentro picado; 1 colher (sopa) de hortelã picada; 1/2 colher (café) de pimenta em pó; 1 pitada de sal.
Modo de preparo: Descasque os dentes de alho. Descasque e pique bem as cebolas. Refogue o arroz a seco numa panela antiaderente até que fique bem dourado, depois, reduza-o a pó no pilão. Corte o frango em pedaços; misture com o alho e o sal. Aqueça o caldo no wok com um pouco do suco de limão e o açúcar. Acrescente o frango e deixe cozinhando por 3 minutos, mexendo várias vezes. Tempere com o resto do suco de limão, o molho de peixe, a pimenta em pó, depois junte as cebolas, a hortelã e o coentro. Misture e sirva em tigelas. Polvilhe com o arroz assado.

Abacate com Caranguejo
(A Cozinha Antilhana)
Tempo de preparo: 20 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Rendimento: 2 porções
Micro-ondas: Não Freezer: Não
Ingredientes: 1 abacate grande; 200 g de carne de caranguejo (fresca, em conserva ou congelada); suco de 1 limão-taiti. Molho - suco de 1 limão-taiti; 1 cebolinha-verde; 1 pedacinho de pimenta-malagueta; 2 colheres (sopa) de óleo de girassol; sal; pimenta-do-reino moída.
Modo de preparo: Pique a cebolinha-verde, junto com a pimenta-malagueta. Prepare o molho em uma saladeira: dilua um pouco de sal no suco de limão, depois acrescente o óleo, batendo até emulsificar tudo. Acrescente a cebolinha-verde e a pimenta-malagueta picadas, adicione um pouco de pimenta-do-reino moída. Corte o abacate em dois no sentido do comprimento. Separe as metades e retire o caroço. Retire a polpa com uma colher, deixando uma camada bem fina sobre a pele; passe o suco de limão no interior das metades para que não escureçam. Corte a polpa em cubos, regue com suco de limão e coloque no molho. Desfie a carne de caranguejo com um garfo. Coloque a carne na saladeira com o abacate, depois mexa bem. Reparta a mistura nas metades dos abacates, cubra com filme plástico e deixe na geladeira até servir.

Tajine de Cordeiro com Peras Caramelizadas
(A Cozinha Marroquina)
Tempo de preparo: 1h e 30 minutos
Grau de dificuldade: Médio
Rendimento: 4 porções
Micro-ondas: Não Freezer: Não
Ingredientes: 800 g de carne de cordeiro (perna ou paleta) cortada em pedaços; 1 kg de peras maduras, mas firmes; 2 cebolas; 1 limão; 1 bastão de canela; 1 colher (café) de gengibre; 1 pitada de pistilos de açafrão moídos; 1 colher (sopa) de mel; 3 colheres (sopa) de azeite; 50 g de manteiga; 125 g de nozes; sal e pimenta-do-reino.
Modo de preparo: Descasque as cebolas e corte-as em rodelas. Coloque-as juntamente com o açafrão, o gengibre, o azeite e a carne no fundo de um tajine (recipiente para cozimento abafado por tampa em formato de cone). Tempere com sal e pimenta. Doure por 5 minutos em fogo médio, mexendo constantemente. Adicione o bastão de canela. Acrescente água até a metade da altura da carne. Tampe e deixe cozinhar durante 1 hora em fogo médio. Lave e descasque as peras. Corte-as ao meio e retire as sementes, regando-as imediatamente com o suco do limão para impedir que escureçam. Derreta a manteiga em uma frigideira. Adicione as peras e o mel. Deixe caramelizar em fogo brando por alguns minutos. Acrescente as nozes e misture delicadamente. Retire a carne do tajine e deixe reduzir o molho se for necessário. Disponha harmoniosamente a carne e as peras em um prato redondo e regue com o molho.

Lagosta Recheada à Antilhana
(A Cozinha Antilhana)
Tempo de preparo: 60 minutos
Grau de dificuldade: Médio
Rendimento: 2 porções
Micro-ondas: Não Freezer: Não
Ingredientes: 1 lagosta de cerca de 800 g; suco de 1 limão-taiti; 2 cebolinhas-verdes; 1 pedacinho de pimenta-malagueta; 10 g de manteiga; 1 colher (sopa) de curry; 6 colheres (sopa) de creme de leite fresco; 3 colheres (sopa) de leite de coco; sal e pimenta-do-reino.
Modo de preparo: Cozinhe a lagosta por 15 a 20 minutos em uma panela com água fervente, sal, suco de limão e pimenta-malagueta. Escorra-a e deixe amornar um pouco. Pique as cebolinhas-verdes. Frite-as na manteiga, em fogo brando, até que estejam bem macias. Polvilhe com curry, verta o leite de coco e o creme de leite e misture bem. Adicione sal, pimenta-do-reino e deixe engrossar esse molho por alguns minutos em fogo brando. Corte a lagosta ao meio no sentido do comprimento, depois retire o intestino e a bolsa de areia da carapaça. Retire a carne da cauda; corte-a em medalhões. Recupere a carne do interior da carapaça e corte em cubinhos. Pré-aqueça o forno a 210°C. Coloque as duas metades da lagosta em um prato para gratinar, recoloque a carne picada na carapaça e espalhe por cima o molho. Deixe por 5 minutos no forno bem quente e sirva em seguida.

Kebab
(A Cozinha Marroquina)
Tempo de preparo: 40 minutos
Grau de dificuldade: Médio
Rendimento: 4 porções
Micro-ondas: Não Freezer: Não
Ingredientes: 450 g de carne de boi cortada em cubos de 2 a 3 cm de lado; 450 g de paleta ou perna de cordeiro cortada em cubos de 2 a 3 cm de lado; 2 cebolas; 2 dentes de alho; 1 colher (sopa) de cominho moído; 1/2 colher (café) de coentro moído; 1 pitada de pimenta-malagueta; 1 maço pequeno de salsa; 2 colheres (sopa) de azeite.
Modo de preparo: Descasque e pique uma cebola. Descaque os dentes de alho, amasse-os após retirar-lhes o germe. Pique a salsa. Junte estes aos demais ingredientes em um prato fundo grande. Misture bem, cubra e deixe marinar por 12 horas em lugar fresco, virando a carne uma ou duas vezes. Pré-aqueça o grill do forno ou acenda a churrasqueira. Descasque e corte em pedaços a segunda cebola. Enfie alternando os pedaços de carne de boi, de cordeiro e de cebola em espetos de metal ou de madeira. Deixe grelhar por alguns minutos no forno ou sobre as brasas da churrasqueira. Sirva imediatamente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;