Política Titulo Após duas a federal
A estadual, Siraque descarta rivalizar com Aidan e Turco
Fabio Martins
31/07/2018 | 07:15
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


Depois de duas candidaturas consecutivas a deputado federal (2010 e 2014), o ex-parlamentar Vanderlei Siraque (PCdoB), de Santo André, confirmou no domingo entrar novamente na disputa por vaga na Assembleia Legislativa, onde ocupou três mandatos na sequência, e descarta rivalizar no pleito com o ex-prefeito Aidan Ravin (Podemos) e o deputado estadual e ex-correligionário Luiz Turco (PT). “Tem espaço para todo mundo. São 540 mil eleitores (na cidade). Peço que compareça às urnas e compare.”

Será a primeira vez em que Siraque concorrerá no páreo pelo mesmo cargo que Aidan após embate traumático há dez anos, no pleito de 2008 pela Prefeitura de Santo André. “Não o vejo como inimigo. Apesar de ter feito aquela disputa terrível com o Aidan, a vitória dele foi muito mais pelo racha do PT, setores do PT apoiaram o Aidan (durante o processo)”, disse o ex-petista, em entrevista ao Diário, na tentativa de evitar reabrir feridas do passado. À época, ele obteve 48,9% dos votos válidos no primeiro turno, e levou virada na etapa final, registrando índice inferior de sufrágios.

Siraque migrou do PT para o PCdoB no ano passado diante de desgaste com a ex-sigla. Em 2014, não conseguiu a reeleição à Câmara Federal – angariou 53,2 mil votos – mesmo sob a promessa de que seria a dobrada oficial do então prefeito Carlos Grana (PT). Na ocasião, apenas Turco saiu vitorioso no município, o que elevou o racha interno. “O Luiz convivi por décadas no PT. Outro dia estive junto com ele em duas atividades. Naquela oportunidade (há quatro anos) não tive apoio. Ele, por outro lado, trouxe 27 dobradas (a federal). Hoje me sinto mais livre para fazer campanha.”

O comunista falou que usará o slogan ‘Siraque, quem compara vota’. Citou que a população poderá avaliá-lo em todos os cargos que assumiu, citando quando foi presidente do Legislativo andreense – coincidência ou não o atual dirigente da Casa, vereador Almir Cicote (Avante), também postula cadeira a estadual. “Esperamos que as pessoas possam debater presente e o passado, mas não farei campanha contra ninguém. É bom que a cidade eleja mais deputados”, pontuou ao criticar as últimas três gestões na cidade. “Vejo dificuldade no planejamento de cidade tanto Aidan, Grana e hoje Paulo Serra (PSDB).”  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;