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Consumidora não consegue reembolso de ingressos

Arquivo pessoal Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Vanessa Soares

26/07/2018 | 12:21


Ao comprar, em março do ano passado pelo Ingresso Rápido, uma entrada para a Zombie’s Weekend – evento organizado pela SpotLight Entretenimento – , a auxiliar de Recursos Humanos Natália de Oliveira Moreira, 28 anos, de Santo André, não imaginava que os R$ 313,20 investidos na compra se tornariam prejuízo. Isto porque, o evento, a princípio previsto para ser realizado em janeiro deste ano, foi adiado para abril e posteriormente cancelado. Desde então, Natália tenta, sem sucesso, reaver seu dinheiro.

A primeira medida tomada por ela foi procurar a empresa responsável pelas vendas. “Entrei em contato com a Ingresso Rápido, porém, a mesma se isentou do reembolso e solicitou que eu enviasse meus dados para a SpotLight e assim o fiz”, relata. No entanto, ela não consegue contato com a empresa por nenhum meio. “A empresa apenas manda uma resposta automática. Desde 21 de abril tento o contato por diversos meios, sem sucesso. Eles não respondem os e-mails e nem nas redes sociais. Me sinto lesada”, acrescentou.

A Ingresso Rápido informou que o ressarcimento é de total responsabilidade da empresa organizadora. “Isto porque, os valores pagos pelos ingressos já foram repassados.” A empresa ainda ressalta que se trata de Marketplace, ou seja, atua exclusivamente com a venda de ingressos. Sua renda advém da taxa de conveniência cobrada no ato da compra. “A Ingresso Rápido não produz eventos e, por consequência, não possui qualquer ingerência sobre a realização do mesmo e seus eventuais cancelamentos e/ou adiamentos”, explicou.

A empresa ressalta ainda que no caso da Zombie’s Weekend já foi solicitada a SpotLight a devolução dos valores para que pudesse promover a restituição dos valores aos consumidores. “A solicitação no entanto, não surtiu efeito até o presente momento”, finalizou.

A SpotLight por sua vez, explicou que a atriz protagonista cancelou a participação no evento, e por este motivo o mesmo precisou ser adiado novamente. “Queríamos ressaltar que o evento não foi cancelado e terá sua primeira edição no início de 2019, com novos nomes já sendo negociados”, informou. Apesar disso, alega que se colocou à disposição dos consumidores que não têm mais interesse no evento. “Soltamos uma nota, junto a empresa responsável pela venda de ingressos, com o passo a passo para a solicitação do reembolso, prazos e documentação necessária. Em posse dessas informações, colhidas pela nossa contratada, iniciamos o procedimento de estorno, que deve ser encerrado nas próximas semanas.

A empresa informou ainda que os consumidores que se sentirem lesados e que quiserem o estorno do valor pago em seus ingressos devem entrar em contato com eles pelo e-mail:contatospotbrasil@gmail.com.

De acordo com o Procon, no caso de cancelamento ou adiamento de evento cujo ingresso foi adquirido previamente, é direito do consumidor reaver todas as quantias pagas, inclusive as eventuais taxas de conveniência e entrega. Além disso, reforça que em casos semelhantes ao da Natália, as duas empresas são solidariamente responsáveis. “O consumidor pode pedir a devolução dos valores a qualquer uma delas. Considerando que ela não está conseguindo retorno satisfatório, pode procurar o órgão de defesa do consumidor de sua cidade, munida da documentação que comprove a compra e o cancelamento, bem como as mensagens trocadas com as empresas, a fim de obter os valores de volta.”



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