Política Titulo Frente
Vanderly é favorito para chefiar reeleição de Reali

Secretário de Esportes de Diadema deve liderar grupo amplo

Raphael Rocha
do Diário do Grande ABC
09/04/2012 | 07:20
Compartilhar notícia


Ainda sem definir o vice na chapa de reeleição do prefeito Mário Reali (PT), o PT de Diadema começou a discutir os nomes que comporão a coordenação da campanha petista. E o secretário de Esportes e articulador do Paço com a Câmara, Antônio Vanderly Lima (PT), surgiu como principal cotado para chefiar o grupo direto de apoio ao chefe do Executivo.

De perfil discreto, Vanderly assumiu a missão de dialogar com o Legislativo no início do governo Reali e tem agradado os vereadores. Ele - que hoje divide a função com o chefe de Gabinete, Osvaldo Misso (PT) - passou a responder pela Pasta de Esportes em 2011, quando Rubens Xavier Martins (PT) pediu exoneração do posto ao discordar da política de valorização do funcionalismo público adotada pela administração.

Além de Vanderly, outros nomes começam a ganhar força para compor a coordenação da campanha. Os secretários de Defesa Social, Arquimedes Andrade (PT), de Obras, Luiz Carlos Theophilo (PT), de Planejamento, Maria de Fátima Queiroz (PT), além do coordenador de Participação Popular, Antônio Lusairto Fidélis (PT), e do assessor especial de Gabinete, Ênio Taniguti (PT), estão praticamente confirmados no bloco, mas ainda com funções a serem definidas.

"Vamos escolher pessoas com experiência em campanha, com traquejo político e capacidade técnica. Não definimos nomes ainda, não começamos a discutir. Mas as pessoas citadas com certeza participarão da campanha do Mário", confirmou o presidente do PT de Diadema, Josemundo Queiroz, o Josa. O dirigente, no entanto, se coloca fora da articulação devido ao seu projeto de eleição para vereador. "Ficarei mais na parte de ajudar todos os pré-candidatos à Câmara."

Osvaldo Misso, integrante do alto clero do governo petista, deverá continuar com o posto na administração para garantir o andamento dos projetos do Executivo. Assim como Walter Rasmussen, diretor da Saned (Companhia de Saneamento de Diadema), tido como número 3 em poder no Paço. "Apesar da campanha, teremos de continuar o governo. Não para", disse Josa.

Em 2008, a coordenadora geral da campanha de Reali - então deputado estadual - foi Lúcia Couto (PT). Ex-mulher de Vanderly, Lúcia ficou por três anos como secretária de Educação na gestão do petista para ingressar no Ministério da Educação. Ela havia recusado o cargo em Brasília justamente para comandar o projeto de Reali, que concorria à sucessão de José de Filippi Júnior (PT), padrinho político do ex-deputado.

A primeira etapa da formação do grupo de sustentação de Reali será a definição do plano de governo sustentado na corrida eleitoral. Os debates estão sendo travados no diretório do PT de Diadema. O primeiro esboço do plano será apresentado amanhã, às 19h, em evento na subsede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, no bairro Piraporinha.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;