Política Titulo Aos 79 anos
Damo ratifica candidatura a vereador

Ex-prefeito de Mauá revoga aposentadoria para ajudar a filha Vanessa

Mark Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
09/04/2012 | 07:16
Compartilhar notícia


Ex-prefeito de Mauá por dois mandatos (1983 a 1988 e 2005 a 2008), Leonel Damo (PMDB) confirma que lançará candidatura a vereador neste ano. O peemedebista tentará retornar à Câmara 37 anos depois de encerrar seu segundo mandato no Legislativo. A intenção, estudada desde setembro, é a de contribuir com a candidatura a prefeita da filha, a deputada estadual Vanessa Damo (PMDB), e, de quebra, utilizar seu potencial eleitoral como puxador de votos para o partido conquistar bancada expressiva no Parlamento.

Em meio século de atuação na política mauaense, Damo conquistou eleitorado fiel, sendo protagonista em várias disputas majoritárias a partir dos anos 1970. Mesmo sem mandato e após ter anunciado a desistência da vida pública, em 2008 (seu segundo governo foi e é alvejado por adversários), manteve escritório político na Avenida Dom José Gaspar. "O pessoal me pede para sair. Então, serei candidato", ratifica, rechaçando favoritismo. "Eleição é difícil para todo mundo. O resultado só sai depois da apuração."

A candidatura de Leonel Damo e a sua iminente presença em atos eleitorais da filha, por outro lado, poderá atrair ataques dos adversários a Vanessa, principalmente do PT, que tentará a reeleição do prefeito, Oswaldo Dias.

A hipótese de oferecer munição a concorrentes é encarada pelo PMDB. "A ligação do Leonel com a Vanessa é sanguínea. Não vamos pegar a pessoa que ingressou a Vanessa na política e esconder. O PT certamente tentará explorar isso, mas a população de Mauá não é boba", diz o presidente municipal do partido, José Carlos Orosco Júnior, marido da deputada.

"Amo o meu pai, mas ele é uma pessoa política e eu sou outra", reitera Vanessa, ao garantir que "todos os pré-candidatos a vereador pelo PMDB terão o mesmo tratamento". "Ele não terá privilégios (na campanha)."

Demonstrando naturalidade com a candidatura de seu adversário histórico, Oswaldo Dias, pelo menos por ora, vai na contramão das expectativas do PMDB e, sucintamente, elogia a decisão de Damo. "A presença de um ex-prefeito valoriza o Parlamento."

Aos 79 anos, Damo é um dos símbolos da política de Mauá. Chegou à vereança em 1966, sendo reeleito em 1972. Além dos mandatos exercidos no comando do Paço, foi vice-prefeito entre 1970 e 1972, e 1993 e 1996. Também foi deputado estadual nos anos 1990.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;