Turismo Titulo
A exclusiva Punta del Este
Eliane de Souza
Do Diário do Grande ABC
17/03/2011 | 07:37
Compartilhar notícia
Divulgação


Punta del Este é o balneário mais exclusivo do Uruguai, na Península de Maldonado, e recebe grandes festas, desfiles de moda, exposições de arte, além de abrigar os turistas apaixonados por cassinos. Suas praias são conhecidas por toda a América Latina e abrigam principalmente milionários argentinos e brasileiros.

Partindo de Montevidéu, está a apenas uma hora e 30 minutos de carro. A avenida Gorlero é a principal via e concentra o forte comércio, com grifes como Versace, Kenzo, Benetton e muitas outras. Os arredores incluem atrações culturais, restaurantes de primeira e vida noturna agitada. Além, é claro, das praias que se formam pelo encontro do Rio da Prata com o Oceano Atlântico, resultando em misturas de cores amarronzadas e esverdeadas nas águas.

A fama internacional faz com que Punta del Este seja desenhada no imaginário coletivo como paraíso na Terra. Confesso que me frustrei. Talvez por me deparar com praias de águas geladíssimas e escuras, cheias de pedras, sem grandes apelos em termos de belezas naturais e com banhistas muito mais interessados em fazer compras do que disputar um lugar ao sol.

Porém, não é o que pensam os turistas que todos os anos fazem com que a população de apenas 10 mil habitantes salte para 100 mil na alta temporada. A fascinação com o lugar deve-se à arquitetura pontuada por contrastes entre as antigas construções coloniais e os edifícios modernos e luxuosos. Uma das pérolas da engenharia é a Ponte Ondulada, obra realizada pelo designer Leonel Viera em 1965, na desembocadura do Arroio de Maldonado.

A escultura La Mano é a mais famosa de Punta del Este. A obra do escultor chileno Mario Irarrazabal, com dedos saindo da areia, significa a presença do homem surgindo na natureza. Faz parte do conjunto de oito esculturas do Paseo de Las Américas.

As mansões de veraneio são atração à parte. O bairro Beverly Hills concentra a maioria delas. Protegidas por árvores, algumas casas contam com acabamentos nobres como mármore italiano, cobre, ouro, entre outras excentricidades que os guias locais adoram enumerar para deixar os turistas roxos de inveja.

Uma dessas histórias relata que a família Scarpa adorava receber brasileiros na mansão em recepções luxuosas que custavam cerca de US$ 1 milhão. A família Grendene, também brasileira, passa o verão em casarão avaliado em cerca de US$ 8 milhões. Puro glamour!




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;