Política Titulo
Grupo de parlamentares relança movimento pelo fim do voto secreto
Do Diário OnLine
18/09/2007 | 20:15
Compartilhar notícia


Um grupo de parlamentares relançou nesta terça-feira em Brasília a Frente Parlamentar pelo Fim do Voto Secreto. Os integrantes do movimento cobram que a Câmara dos Deputados vote em breve o segundo turno da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que determina votação aberta em qualquer sessão realizada no Congresso Nacional.

A proposta, aprovada há cerca de um ano em primeiro turno na Câmara, aguarda a votação em segundo turno para ser em seguida apreciada pelo Senado.

O movimento, liderado pelo PSOL, ressurge em um momento em que a sociedade pede o fim do voto secreto no Parlamento brasileiro, já que na semana passada, em uma votação deste tipo, o plenário do Senado absolveu o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), acusado de ter contas pessoais pagas pela Construtora Mendes Júnior – no caso a pensão de uma filha que teve em um relacionamento extraconjugal com a jornalista Mônica Veloso.

Para que a PEC seja aprovada, são necessários os votos de 308 dos 513 deputados e de 49 dos 81 senadores.

De acordo com o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ), a discussão dessa matéria deve tomar conta da Câmara logo depois do fim da votação em torno da proposta que pretende prorrogar até 2011 a CPMF (Contribuição Prvisória sobre Movimentação Financeira), imposto que tem prazo de extinção previsto para o fim deste ano.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;