Cultura & Lazer Titulo
Festa da tradição
Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
08/09/2011 | 07:30
Compartilhar notícia


Começa amanhã, na Capital, o 15º Festival da Cultura Paulista Tradicional, o 'Revelando São Paulo'. A mostra reunirá grupos culturais de todo o Estado, em uma miscelânea artística que endossa o universo plural paulista, formado de retalhos de muitos povos e costumes, todos mantidos pela tradição e preservação de suas raízes. Congadeiros, moçambiqueiros, foliões do Divino e de Santos Reis, são gonçaleiros e catireiros, violeiros, romeiros, cavalarianos e artesãos estão entre os selecionados do festival.

Pelo menos 15 grupos do Grande ABC se apresentarão no evento, que ocorre diariamente até o dia 18, no Parque Vila Guilherme (Avenida Nair Dias de Figueiredo, esquina com o número 1.500 da Rua Chico Pontes).

A programação completa pode ser acessada pelo site www.revelandosaopaulo.org.br/programacao.

Apesar de levar ao palco atrações que passeiam desde o sertanejo de raiz, à música portuguesa, à folia de reis e à dança cigana, o festival prioriza em seu calendário horários e dias específicos para cada manifestação, como a do 13º Encontro de Violeiros e Sanfoneiros, que é o destaque do dia 14, a partir das 10h, e reúne, além de grupos diversos, três produtos de raiz são-bernardense, o Duo Classe A, o Trio Explosão e o conjunto Raízes do Sertão.

Outro destaque regional são os grupos de dança cigana, que se exibem no dia 10, a partir das 12h. São eles Lágrimas de Sara Kali, de Ribeirão Pires, Grupo Luz de Sarah Kalli e Grupo Espírito Gitano, ambos de Santo André.

Outros coletivos artísticos da região que se exibirão no especial são o Grupo Cultural Cabo Verdiano, no domingo; a Orquestra de Viola Caipira de São Bernardo, no dia 12; o Tambor de Crioula Filhas de Jarina, de Diadema, também no Dia 12; o Núcleo Manjarra da Cia Mundu Rodá, no dia 13; a Sociedade Cultura Recreativa Alameda Glória, de São Bernardo, no Encontro de Quadrilhas do dia 16.

No dia 17, quem se apresenta são a Companhia de Reis Três Reis Magos, de Diadema e a Folia de Reis do Baeta Neves, de São Bernardo. Para finalizar, no dia 18, no Encontro de Congadas, sobem ao palco o Grupo Brasil de Congada, de Diadema e a Cia de Moçambique Família Feliciano, de São Bernardo.

A PASSEIO
O festival conta com atrações fixas, para visitantes que não têm compromisso com nenhuma atividade específica. Entre serviços e apresentações artísticas diversas, há 80 espaços culinários e atividades com povos indígenas e quilombolas, entre outros.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;