Turismo Titulo
A medieval Toledo
Cristie Buchdid
Do Diário do Grande ABC
25/03/2010 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Lembra-se daquelas cidades medievais dos livros de história? Assim é Toledo. Considerada patrimônio cultural da humanidade pela Unesco desde 1987, a capital da comunidade autônoma e da província de Castilla-La Mancha pertenceu aos romanos, vizigodos, mouros, judeus e cristãos. Por isso, a mistura cultural, refletida na arquitetura. No roteiro, igrejas góticas, mesquitas, sinagogas e palácios renascentistas.

A parte histórica da cidade é como uma fortaleza situada no vale do Rio Tejo.

A entrada, pela imponente Ponte de Alcântara, com gigantescos portões em suas extremidades, lembra cena de castelo inacessível na outra margem para os que não têm permissão real.

PRÍNCIPES E PRINCESAS - Por suas ruas tortuosas, algumas com grandes inclinações, tem-se a impressão de que em qualquer esquina é possível se deparar com algum cavaleiro vestindo armadura ou uma princesa medieval. E realmente os encontra. Armaduras, em tamanho real e miniaturas, além de espadas e brasões enfeitam vitrines e calçadas da maioria das lojas, atraindo turistas para uma das principais atividades econômicas: o artesanato toledano, em estilo medieval. Vez ou outra é possível ver moças com vestidos à la princesa, geralmente saindo de festas típicas. Nos fins de semana, a bela Toledo é procurada como cenário de muitos casamentos.

Situada a 71 quilômetros de Madri, Toledo pode ser visitada em um dia. Os trens saem da estação Atocha, na capital espanhola. Ao chegar na cidade medieval, compre um mapa (1 euro, aproximadamente R$ 2,40) e siga a pé até os pontos turísticos.

No fim da tarde, retorne a Madri, não antes de provar o doce típico mazapan.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;