Fechar
Publicidade

Quarta-Feira, 23 de Outubro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Automóveis

automoveis@dgabc.com.br | 4435-8337


Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Dicas de manutenção para quem vai pegar a estrada nas férias

É recomendável que seja efetuado rodízio de pneus a cada 10 mil km, mesmo que haja sinais de desgaste

Da Redação, com assessoria

02/07/2018 | 10:18


Antes de pegar a estrada para curtir as férias, é preciso conferir se a manutenção do carro está em ordem. Os pneus, por exemplo, devem apresentar boas condições de uso. A Continental Pneus separou oito dicas importantes para viajar em segurança.

Checklist dos pneus

Calibragem

É importante checar a pressão do ar semanalmente e sempre com o pneu frio. Rodando com a calibragem correta você economiza combustível e amplia a vida útil do seu pneu. Para saber a calibragem correta para os pneus de seu carro basta consultar o manual do proprietário, as etiquetas afixadas nas portas, no batente das portas ou, ainda, no bocal de abastecimento de combustível.

Balanceamento e alinhamento

Devem ser realizados a cada 10 mil km. O mesmo vale para a medição e o ajuste da cambagem. Além de ser um importante item de segurança, o perfeito alinhamento e balanceamento garante um excelente comportamento dinâmico do veículo, preservando a vida útil dos pneus.

Rodízio

É recomendável que seja efetuado a cada 10 mil km, mesmo que os pneus não apresentem sinais de desgaste. A inversão de posição entre os pneus  que rodam nos eixos dianteiro e traseiro contribui para manter o desgaste uniforme, proporciona melhor estabilidade, especialmente em curvas e freadas, e colaborando também para uma melhora no desempenho geral do veículo.

Sulcos 

Verificar se eles já atingiram o limite legal de 1,6 mm, momento em que os pneus devem ser substituídos. Vale lembrar que transitar com pneu careca pode resultar em multa e adição de cinco pontos no prontuário do motorista.

Válvula

Deve passar por uma análise visual, pois se estiver desgastada ou trincada pode causar o esvaziamento gradativo do pneu.

Bolhas

Observar se há bolhas nas paredes. Um pneu que apresenta bolhas está inutilizado, pois corre o risco de se romper a qualquer momento, causando uma perda súbita de pressão. Nessas condições, o item deve ser imediatamente substituído.

Excesso de peso

Procure não sobrecarregar seus pneus e confira antes da viagem a capacidade da carga que eles podem transportar.

Estepe 

Lembre-se de checar seu estado e também de calibrá-lo corretamente.

Ao acessar você concorda com a nossa Política de Privacidade.


Para continuar, faça o seu login:


  • Aceito receber novidades e ofertas do Diário do Grande ABC e parceiros por
    correio eletrônico, mala direta, SMS ou outros meios de comunicação.


Ou acesse todo o conteúdo de forma ilimitada:

Veja como ter acesso a todo o conteúdo de forma ilimitada:

Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;