Internacional Titulo
Uniao Européia negocia adesao de mais 13 países
Do Diário do Grande ABC
12/10/1999 | 17:14
Compartilhar notícia


O conselho executivo da Uniao Européia (UE) pode facilitar a adesao de mais seis países às negociaçoes para entrada na comunidade, atualmente formada por 15 países.

Polônia, República Tcheca, Hungria, Eslovênia, Estônia e Chipre começaram a negociar formalmente sua adesao em março do ano passado e já estao em negociaçoes mais avançadas.

Letônia, Lituânia, Eslováquia, Bulgária, Romênia e a ilha de Malta podem unir-se aos outros. Eles haviam ficado na segunda etapa de negociaçoes e o conselho executivo recomendou que seja suprimida a distinçao entre eles, para que os solicitantes da primeira e segunda etapa na Cúpula de Helsinki, marcada para dezembro.

A Turquia, outro país que deseja entrar no bloco, permanece fora das negociaçoes oficiais devido às preocupaçoes da UE quanto à sua deficiente política de direitos humanos, mas agora, com a melhoria do seu relacionamento com a Grécia, o governo turco poderá se tornar um candidato oficial. Mas a proposta ainda encontra resistência entre representantes do bloco.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;