Economia Titulo
Líbia descarta mudança na produção da Opep
Da AFP
30/05/2006 | 22:35
Compartilhar notícia


A Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) não modificará seus níveis de produção, apesar da alta persistente nos preços do produto, disse nesta terça-feira o presidente da companhia estatal petroleira da Líbia, Chukri Ghanem, a dois dias do encontro do grupo em Caracas.

"Não penso que ocorrerão muitas mudanças. Não acredito que haja modificação" na cota fixada atualmente em 28 milhões de barris diários, que não é alterada desde 1º de julho de 2005, afirmou Ghanem.

O funcionário, que desempenha o papel de ministro do petróleo líbio, estimou que a Opep "não pode fazer muito (sobre os preços), porque já há petróleo suficiente no mercado".

"A coisa mais importante é que vamos observar o mercado e analisá-lo, mas não penso que a Opep pode fazer algo" para baixar os altos preços do petróleo.

"Não sabemos como os mercados vão evoluir, há muita especulação, muita retórica e questões políticas. Se isto se acalmar, o cenário será mais claro", disse sobre as expectativas para o restante do ano.

O funcionário líbio destacou a incapacidade da Opep para enfrentar uma situação na qual a organização "não desempenha um papel importante envolvendo a oferta e a demanda".

Em um mercado bem abastecido, mas excessivamente afetado pela especulação geopolítica, a Opep "não tem mais o papel importante de quando estabelecia os preços".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;