Nacional Titulo
Pediatra admite ser a pessoa quem aparece em fitas abusando de pacientes
Do Diário OnLine
22/03/2002 | 22:38
Compartilhar notícia


O pediatra e psicoterapeuta Eugênio Chipkevitch admitiu nesta sexta-feira ao delegado Virgílio Guerreiro Neto, do 51º Distrito Policial de São Paulo, ser a pessoa quem aparece nas fitas de vídeo exibidas esta semana por duas emissoras de TV. Nas gravações, ele é visto aplicando sedativos em seus pacientes e, posteriormente, praticando contra eles abuso sexual. O médico teve a prisão preventiva decretada por 30 dias.

De acordo com o delegado, Chipkevitch contou ainda que, ao dopar seus pacientes, usava a desculpa de que se tratava de vacinas contra gripe ou substâncias relaxantes, que faziam parte da sessão de terapia. A polícia acredita que pelo menos 40 crianças e adolescentes foram vítimas do médico.

Nesta sexta-feira, equipes do Ministério Público e da Polícia Civil realizaram uma operação no consultório de Chipkevitch, no Brooklin, zona Sul de São Paulo, e colheram duas caixas com materiais que comprovam o abuso sexual contra os menores, segundo o promotor José Carlos Blat. Entre os itens apreendidos estavam preservativos, agulhas, lubrificantes e remédio para impotência, além de fichas de pacientes.

No lixo da sala, foram encontrados ainda 17 frascos vazios do medicamento Dormonid, que atua como pré-anestésico e faz com que a pessoa perca o controle dos movimentos e a consciência. Se aplicado em pequena dose, o paciente pode retomar os sentidos em pouco tempo, sem aparentar qualquer vestígio de sonolência.

Já no apartamento do pediatra, que também foi revistado, a polícia descobriu indícios de que ele pretendia fugir: duas malas estavam prontas. O computador dele e todos os disquetes foram apreendidos, pois há suspeitas de que ele colocava na internet as fitas gravadas durante as consultas.

Blat afirmou que irá investigar se o médico cometia os crimes por perversão ou se ele pertence a uma rede internacional de pedofilia. O promotor se disse surpreso com as imagens registradas por Chipkevitch, que comprovam os abusos. "Em dez anos como promotor de Justiça, jamais vi cenas tão chocantes e desagradáveis", declarou.

O pediatra foi flagrado abusando de dezenas de garotos em 35 fitas de vídeo gravadas por ele próprio. Nas imagens, Chipkevitch é mostrado aplicando injeções com sedativos nos menores antes de cometer o abuso. O Conselho Regional de Medicina (CRM) vai apurar se ele tem problemas mentais. Caso não sejam constatados distúrbios neurológicos, o órgão deve cassar o registro que regulamenta sua profissão.

Também nesta sexta, a polícia ouviu a secretária Graciela Brucin, funcionária de Chipkevitch há 18 anos. Segundo o delegado Virgílio Guerreiro Neto, de princípio foi descartada a hipótese de que ela tenha agido como cúmplice. "Ela me pareceu sincera", afirmou. Ele disse ainda que a secretária ficou chocada com as revelações porque tem dois filhos adolescentes que passaram por consultas com o médico.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;