Internacional Titulo
Funcionários BBC fazem greve de 24 horas
Da AFP
23/05/2005 | 14:48
Compartilhar notícia


Os funcionários da rede britânica de rádio e televisão BBC entraram em greve nesta segunda-feira em protesto contra a intenção da empresa de demitir 3.780 pessoas, o correspondente a 19% de seu efetivo na Grã-Bretanha.

A paralisação de 24 horas dos técnicos e jornalistas da BBC, que é uma estatal britânica, teve início à meia-noite local (20h de domingo em Brasília).

A BBC World e o canal de informação contínua BBC News 24 divulgavam apenas programas pré-gravados. Os sindicatos decidiram provocar "o maior número possível de problemas" com a greve, que deve ter a participação de 11 mil funcionários. Os programas de informação devem ser os mais afetados.

Antes deste plano de demissão, anunciado em março, a BBC empregava cerca de 27 mil pessoas, delas 2 mil jornalistas, espalhados por 50 sucursais no mundo.

A BBC compreende duas televisões nacionais (BBC1, lançada em 1936, e BBC2, criada em 1964), cinco rádios nacionais, além de vários canais temáticos (como BBC3, BBC4, BBC Parlement, BBC News 24, BBC Learning and Education et Asian Network) e filiais (como bbc.co.uk, na Internet).

No período 2003/2004, os ganhos da BBC chegaram a 3,706 bilhões de libras (5,35 bilhões de euros). No mesmo período, suas despesas foram de 4 bilhões de libras (5,78 bilhões de euros).

Entre seus programas de maior sucesso, a BBC tem os infantis Teletubbies, Bob Esponja e Tweenies.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;