Nacional Titulo
Operação combate tráfego aéreo suspeito entre Brasil e Colômbia
Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
23/05/2005 | 13:51
Compartilhar notícia


A Operação Colbra (junção das primeiras sílabas de Colômbia e Brasil) tem início nesta segunda-feira com o objetivo de combater o tráfego de aviões suspeitos no espaço aéreo da região amazônica. A iniciativa segue até quinta-feira simulando o tráfego ilícito, para que os radares e aviões de inteceptação dos dois países os localizem.

Em uma reunião realizada no último domingo na cidade de Letícia, na Colômbia, representantes brasileiros e colombianos firmaram o compromisso de trabalhar em parceria. Participam da operação 150 militares, e uma frota de 13 aviões da Aeronáutica brasileira. Os exercícios aéreos serão feitos na fronteira entre Letícia e São Gabriel de Cachoeira, no Amazonas, onde fica a base de apoio.

"A operação pretende estabelecer procedimentos que possibilitem maior eficácia no combate de tráfego ilícito aéreo, por meio de uma coordenação entre as forças aéreas do Brasil e da Colômbia (...), e vai permitir o compartilhamento de experiências e o estabelecimento de procedimentos comuns, além do fortalecimento da proteção e do controle do espaço aéreo dos dois países", afirmou o capitão aviador Alexandre gomes da Silva, da Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Aeronáutica.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;