Política Titulo Desfiliação
Suplente aciona TRE-SP por perda de cadeira do presidente da Câmara de Santo André

Processo impetrado por Kina, do PSB, alega infidelidade partidária contra Almir Cicote

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
05/06/2018 | 07:56
Compartilhar notícia


Primeiro suplente de vereador em Santo André, Jorge Kina (PSB) formalizou ontem junto ao TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) ação por infidelidade partidária requerendo a perda de cargo eletivo do ex-correligionário e presidente da Câmara, vereador Almir Cicote, que, em abril, trocou a sigla pelo Avante (antigo PTdoB) para abrigar candidatura a deputado estadual em outubro.

O pedido tem assinatura do advogado Hélio Silveira, e visa dar a ele a possibilidade de assegurar cadeira cativa no Legislativo – Kina exerce o mandato desde agosto mediante licença de Roberto Rautenberg (PRB). O prazo para o ajuizamento de processo baseado na Lei de Fidelidade Partidária é de até dois meses – a desfiliação ocorreu no dia 7 de abril.

Cicote foi o único parlamentar a mudar de legenda durante esta legislatura. Ele migrou para o Avante sob alegação de que obteve garantia do governador do Estado, Márcio França (PSB), presidente licenciado da sigla na esfera paulista.

Cicote afirmou ter sido surpreendido com a ação. Sustentou que está seguro de que o diálogo firmado com França foi feito com compromisso e seriedade e o respalda quanto à sua permanência no cargo. “A movimentação teve anuência do Márcio, que é homem de palavra. Tenho todas as garantias, tanto política, com o próprio governador, quanto jurídica”, disse, sem mencionar quais seriam os documentos que podem auxiliá-lo no processo. “De qualquer forma, vou aguardar ser notificado e buscar os devidos meios legais”, adicionou.

O presidente do PSB municipal, Donay Neto, frisou que a ação não está relacionada ao partido justamente por conta do trato selado com Márcio França. “Mantivemos o acordo apalavrado. Mas passado o prazo de 30 dias qualquer militante ou até o Ministério Público pode protocolar. O Kina avisou que ia requerer seus direitos na condição pessoal de primeiro suplente.”

Kina recebeu 3.073 votos na eleição de 2016, o que lhe rendeu a suplência. Eventual cassação de Cicote cederia a vaga de titular ao socialista, além de abrir assento para Marcos da Farmácia (PSB). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;