Empreitada deve mapear artistas e fomentar universo poético
Fugir um pouco da rotina e criar ações fora do comum é sempre bom. Pensando nisso, a Secretaria de Cultura de Santo André decidiu colocar em prática, a partir de amanhã, na Casa da Palavra (Praça do Carmo, 171), o projeto Lab.Passarinho. Dentro do programa, caracterizado como permanente e constante, existem duas propostas que prometem trazer inovação, tanto para o público quanto para a classe artística da região. São eles: Registra! Santo André e Registra! Poesia. “A ideia é transformar a Secretaria de Cultura da cidade em produtora de conteúdo, já que, hoje, a maioria das ações consiste na replicação de eventos”, comenta o coordenador do espaço, Miguel de Castro.
Para o Registra! Santo André foi criada conta no aplicativo Instagram (registra_santo andre), onde serão postadas fotos e minibiografias dos agentes culturais da cidade. Além de poetas, produtores, grandes personalidades, artistas plásticos e atores também podem fazer parte da empreitada, que unirá Cultura e tecnologia. Nomes como Jurema Barreto de Souza (poeta), Zhô Bertholini (poeta e artista gráfico) e Plínio Camillo (escritor) já participam do projeto.
Já no Registra! Poesia o artista terá seu poema autoral gravado em áudio, além da foto e minibiografia publicados no site hearthis.app/casadapalavra. “Não queremos trabalhar somente com a poesia literária, buscamos registrar rimas, leituras dramáticas, rinhas, ladainha de capoeira ou até mesmo músicas gravadas em estilo poético”, explica o coordenador.
Apesar de a ação ser focada em Santo André, artistas de outras cidades da região estão livres para participar.
Todo o material será produzido na Casa da Palavra e, para se inscrever, basta encaminhar um e-mail solicitando agendamento para mgcastro@santoandre.sp.gov.br. Cada artista terá cerca de 20 minutos para registrar seus escritos.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.