Turismo Titulo
Arqueólogos descobrem templo de sacrifícios humanos
Da AFP
17/03/2011 | 07:54
Compartilhar notícia


Arqueólogos peruanos encontraram um templo de barro pré-inca de mais de 1.100 anos de idade e onde eram realizados oferendas e sacrifícios humanos na região de Lambayeque, Norte do Peru.

"Neste templo de barro, eram celebrados oferendas materiais e sacrifícios humanos, que eram costume do antigo Peru", explicou Carlos Wester, chefe da expedição, acrescentando que sua equipe também encontrou mais de 30 túmulos de mulheres sacrificadas.

 

O templo de Los Frisos foi achado em 2007 no santuário arqueológico Chotuna, situado perto de Lambayeque, mas seus trabalhos de escavação foram concluídos recentemente.

O templo, da cultura Lambayeque ou Sican, mede 32 metros de extensão e é composto por muros e pilares adornados com altos-relevos de animais, homens estilizados e seres antropomorfos.

A cultura Lambayeque ou Sicán surgiu em torno dos anos 700 a 750 d.C. e se manteve vigente até 1375, com seu apogeu entre os anos 900 e 1100.

Esta civilização rendia culto ao Senhor de Sicán, o personagem da cultura religiosa de maior prestígio do Norte do Peru durante 600 anos.

 

MACHU PICCHU

Outro grande patrimônio histórico do Peru atraiu os holofotes internacionais nesta semana por conta da ilustre visita do galã de Hollywood Richard Gere. O ator norte-americano foi visto na cidade inca de Machu Picchu, na região de Cuzco, acompanhado de sua mulher, a modelo Carey Lowell.

O casal está desde segunda-feira na localidade, afirmou a porta-voz do Instituto Nacional de Cultura, Ana Palomino.

O ator de filmes como Uma Linda Mulher e Lancelot tentou passar despercebido pela imprensa, mas foi filmado por um canal de televisão quando deixava o hotel.

Gere, 61 anos, afirmou que pretende visitar diversos complexos arqueológicos na cidade de Cusco e no vale de Urubamba, conhecido como Vale Sagrado dos Incas.

Machu Picchu é declarada Patrimônio Cultural da Humanidade e uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;