Nacional Titulo
Ex-ativista da esquerda italiana é preso no Rio de Janeiro
Da Agência Brasil
22/06/2005 | 20:30
Compartilhar notícia


O ex-ativista da esquerda italiana Pietro Mancini, 56 anos, acusado pela Justiça da Itália de terrorismo e envolvimento com a luta armada na década de 70, foi preso nesta quarta-feira por policiais da Interpol (polícia internacional).

De acordo com o delegado federal Wanderley Martins, chefe da Interpol no Rio, Mancini está há 25 anos no Brasil, é naturalizado brasileiro e proprietário de uma produtora cinematográfica. Nos anos 70, era dirigente estadual do Sindicato dos Metalúrgicos da cidade de Milão e teria se envolvido com roubos, invasões de propriedades e quadrilhas armadas. "Ele é acusado de atividades políticas e terrorismo. É inclusive responsabilizado pela morte de um policial e por ter ferido outros dois policiais e um civil", acrescentou.

Em 1998, Pietro Mancini foi condenado a 37 anos de prisão e em dezembro do ano passado a Interpol na Itália pediu à polícia brasileira que o localizasse no Brasil. Os agentes prenderam o italiano pela manhã na produtora cinematográfica, no bairro de Botafogo, Zona Sul da cidade.

Mancini disse que é sociólogo e que nunca se envolveu com terrorismo, apesar de ter assumido participação em atividades consideradas subversivas e violentas, como sindicalista e integrante do grupo Autonomia Operária Organizada. "Eu fui dirigente sindical na Itália por seis anos e depois também participei de movimentos estudantis e revolucionários nos anos 70, assim como muitos dirigentes brasileiros, nesse momento até com grande responsabilidade no país, fizeram exatamente da mesma forma", disse.

Pietro Mancini aguardará no Presídio Ary Franco, na Zona Oeste da cidade, o julgamento pelo Supremo Tribunal Federal, que decidirá sobre o pedido de extradição feito pelo governo da Itália.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;