Internacional Titulo
Francofonia comemora 30 anos
Do Diário do Grande ABC
20/03/2000 | 18:16
Compartilhar notícia


As comemoraçoes do Dia Mundial da Francofonia completaram segunda-feira 30 anos. A língua francesa é falada por cerca de 500 milhoes de pessoas no planeta e adotada em um quarto dos Estados membros das Naçoes Unidas. Houve manifestaçoes em mais de cem países.

O Dia Mundial da Francofonia coincide com a criaçao, dia 20 de março de 1970 em Niamey no Níger, sob o impulso de três chefes de Estado africanos - Léopold Sédar Senghor do Senegal, Habib Bourguiba da Tunísia e Hamani Diori do Níger - da Agência da francofonia.

Esta agência, que reunia de início 21 naçoes, essencialmente africanas, ampliou-se segunda-feira a 55 Estados e governos de cinco continentes.

A cerimônia oficial de comemoraçao deste aniversário foi presidida pelo presidente nigeriano Mamadou Tandja no Palácio dos Congressos de Niamey. Na República dos Camaroes foram organizados festejos com o tema "Francofonia e desenvolvimento econômico" com atividades culturais, desportivas e artísticas.

No Gabao, as manifestaçoes tiveram como tema "Mulher, juventude e paz". Na Guiné Equatorial, onde o francês é a segunda língua oficial desde 1998, festejou-se a jornada com um "Dia Internet", a escolha de uma "Miss" e um concurso de poesias.

Em Hararé, Zimbabwe, o cantor senegalês Ismael Lo apresentou um show em francês e inglês.

No Camboja, houve uma comemoraçao na Universidade Real na presença da ministra da cultura, a princesa Norodom Bophadevi, e mil estudantes.

As livrarias da capital grega participam da festa de 17 a 25 de março apresentando em suas vitrinas livros de escritores francófonos traduzidos para o grego.

Em Bruxelas houve o show "Francofonia solidaridade - 30 anos" cuja renda será destinada à compra de livros escolares para crianças do Níger.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;