D+ Titulo
Techno sensual
Marcela Munhoz
Do Diário do Grande ABC
22/08/2010 | 07:17
Compartilhar notícia


Sensualizar é arte, seduzir faz parte. A frase está em várias comunidades do Orkut, sobre um tipo de dança que está bombando nas baladas eletrônicas, principalmente raves: o Sensualize ou Sensualiza.

A dança mistura batida eletrônica de diversos estilos (psy, house, electro) com movimentos do corpo e poses sensuais. "Menino e menina dançam assim já faz tempo. Quem sabe sensualizar se destaca. Eu não me arrisco", conta Leonardo Milreu, 15 anos, organizador de matinês.

O segredo, segundo Nathalia Sandra, 13, é sentir a música e deixar rolar. "Precisa ter agilidade, se soltar. Vale inventar passos e copiar o do amigo." A garota aprendeu a dançar vendo vídeos na internet.

Sensualiza, como o nome diz, serve para conquistar o (a) parceiro (a). "Chama a atenção mesmo", revela Nathalia, que completa que ela e as amigas curtem meninos que sabem o ritmo. "Precisa ter estilo."

Dançar já é algo sensual, na opinião da DJ Cláudia Assef, autora do livro Todo DJ já Sambou. "As pessoas sempre dançaram para se fazer notar. Com o tempo, a coisa só foi ficando mais explícita." A DJ explica que o que muda são os estilos. "Psy é bem acelerado, house é mais groove e tem harmonia, e electro é o mais robótico."

Rebolation - Outra pedida nas baladas eletrônicas é o Rebolation; mas não o do grupo Parangolé. Na verdade, o ritmo em axé (rebolation, tion, tion) foi inspirado no hit rebolation eletrônico, que, por sua vez, derivou do HardStep. O próprio autor e cantor do Parangolé, Léo Santana, já declarou que criou a canção depois de ver vídeos no YouTube de pessoas dançando.

Uma das que mais fazem sucesso é Patricia Asau, 18, a Pucca, que conheceu os ritmos numa balada paulistana e postou na net. "Sensualiza é forma única de se expressar. A ideia é não se importar com quem está ao lado ou olhando. Não são passos combinados, não adianta ensaiar."

Não passa de modinha
"Sei que algumas pessoas não vão concordar, mas o Sensualiza é modinha e não vai durar muito tempo", garante Marcelo Souza, 28, criador do site www.dancaeletronica.com. Para ele, esse estilo não pode nem ser considerado coreografia. "É uma mistura só. Fica sem personalidade, sem característica própria."

Marcelo acredita que cada um pode dançar o que quiser e o que sabe na balada, o complicado é divulgar o estilo como bem entender. "Chega alguém, coloca nome no ritmo, filma e divulga na internet de forma errada. Dançar leva tempo, exige condicionamento e técnica."

A invasão de passos de axé e pagode na música eletrônica também incomoda o criador do site. "Isso prejudica tanto o estilo de dança quanto a imagem do brasileiro no Exterior. Música eletrônica não pode ser dançada de qualquer forma. Não basta pular, se mexer ou rebolar", afirma Marcelo, que considera os estilos JumpStyle, MilkWay, Melbourne Shuffle, HardStep e FreeStep danças eletrônicas completas.

Conheça a Pucca
Confira entrevista com a Pucca. Não sabe quem é? Acesse http://www.youtube.com/watch?v=_rbAeTymrm0&feature=related

Quando e como conheceu o Sensualiza?
Conheci em uma balada na Barra Funda, em São Paulo, chamada Eazy, em setembro do ano passado.

Como aprendeu a dançar?
Olhando o público. Na verdade, Sensualize não se aprende. Só se observa para ter uma noção dos movimentos, e cada um desenvolve sua forma de sensualizar.

Quem teve a ideia de postar seus vídeos na internet?
Estava dançando na balada Spirit of London, e uma amiga resolveu filmar com o celular. Postei o vídeo no YouTube para mandar para alguns amigos e mostrar como eu danço. Jamais esperava ter a repercussão que teve, são 550 mil exibições.

Ficou famosa?
Não digo famosa, digo conhecida. Muitas pessoas me reconhecem em baladas, raves, eventos. Sempre sou tratada com muito carinho e elogios. Até pedem para tirar fotos. Ganhei inúmeros amigos. Fica até dificil responder a todos e retribuir da mesma forma.

O que é o Sensualiza pra você?
É uma forma única de se expressar, um momento em que esqueço de tudo e de todos.

Como se dança?
Pra sensualizar basta sentir a vibe que a música transmite. É necessário deixar a batida tomar conta da mente e não se importar com quem está ao lado. É só sentir a batida, e os movimentos saem sozinhos, sem precisar ensaiar. Só sensualiza quem sente. Não adianta achar bonito e copiar porque fica muito artificial. Tem de deixar fluir naturalmente.

PARA DANÇAR TAMBÉM:

PASSO 1:
Primeiro procure sentir o ritmo. Cada estilo de música eletrônica tem batida diferente

PASSO 2:
Dobre os joelhos e bata a perna no chão. São oito tempos em cada perna. Sempre no ritmo da música

PASSO 3:
Procure soltar o bumbum e a cintura na batida da perna

PASSO 4:
A cada dois tempos (1,2), faça uma pose variada e vá alternando




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;