Política Titulo Repercussão
Prefeituras afirmam colaborar com investigação; Maciel cai

Administrações negam irregularidades; citado, advogado deixa Paço e comando da FUABC

Humberto Domiciano
Do Diário do Grande ABC
10/05/2018 | 07:27
Compartilhar notícia


Procuradas pelo Diário, as prefeituras de São Bernardo e Mauá, que foram alvos da Operação Prato Feito, afirmaram que estão colaborando com as investigações. O advogado, ex-vereador e apontado pela PF (Polícia Federal) como um dos principais envolvidos no suposto desvio de dinheiro da merenda, Carlos Maciel, que era secretário de Assuntos Governamentais na administração em São Bernardo e presidente da FUABC (Fundação do ABC), pediu demissão da Pasta e renunciou à função na entidade regional.

Em nota, a administração do prefeito Orlando Morando (PSDB) destacou “que desde o início da gestão não firmou nenhum contrato com empresas envolvidas na operação deflagrada pela Polícia Federal nesta quarta-feira (ontem)”. “Os esclarecimentos prestados referem-se aos contratos de licitação de merenda escolar ocorridos na gestão anterior.”

Já o Paço mauaense divulgou nota na qual informou que “disponibilizou toda a documentação necessária e está colaborando com a investigação da Polícia Federal”. “O governo municipal atua de forma transparente e está à disposição para quaisquer esclarecimentos.” A gestão não se pronunciou a respeito da situação do prefeito de Mauá, Atila Jacomussi (PSB), e do secretário de Governo e de Transportes, João Gaspar (PCdoB).

QUEDA
Após a deflagração da operação da PF e da CGU (Controladoria-Geral da União), Carlos Maciel pediu demissão da Coordenadoria de Assuntos Governamentais de São Bernardo. No fim do dia, a FUABC, que também era presidida por Maciel, informou que o advogado renunciou ao comando da instituição.

“O gestor acaba de renunciar ao cargo, em consonância com o pedido de exoneração que o mesmo já havia entregue à Prefeitura de São Bernardo”. Interinamente, a médica Adriana Berringer Stephan, vice-presidente da Fundação, assumiu o comando da entidade. Ela foi indicada pela Prefeitura de São Caetano para o cargo.

Maciel assumiu a Fundação em setembro de 2017, em substituição a Maria Bernadette Vianna, indicada de Santo André e que renunciou ao cargo. Ele estava na Prefeitura de São Bernardo desde o começo da administração e tem passagens pelos governos de William Dib e Maurício Soares. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;