Internacional Titulo
Em Belgrado, nacionalistas homenageiam 'Slobo, o Sérvio'
Da AFP
18/03/2006 | 15:37
Compartilhar notícia


Aos gritos de "Slobo, o Sérvio" e "Assassinos", mais de 50 mil nostálgicos do regime de Slobodan Milosevic prestaram homenagem neste sábado em Belgrado ao ex-presidente iugoslavo, em uma demonstração de força dos partidos nacionalistas que não era vista há anos.

De todas as regiões da Sérvia, de Kosovo e dos territórios sérvios da Bósnia, os partidários de Milosevic se reuniram nas imediações do Parlamento federal de Belgrado para a homenagem convocada pelos socialistas do SPS e os ultranacionalistas do Partido Radical. A polícia estava presente para impedir qualquer distúrbio.

Ironia da história, o Parlamento também simboliza a queda do regime de Milosevic: uma multidão de manifestantes invadiu o edifício em 5 de outubro de 2000 e precipitou o fim de um reinado de 13 anos.

"Slobodan vive! Não estará morto enquanto houver sérvios e enquanto existir uma Sérvia", disse Bogoljub Bjelica, líder do SPS, que lembrou as últimas palavras de Milosevic antes da queda de seu governo: "Nosso país é soberano e a Sérvia tem a obrigação de defender-se".

"Um dos filhos mais ilustres do povo sérvio, nosso Slobodan, acaba de entrar para a história. É raro ver nascer um homem assim, capaz de unir tanta gente", acrescentou Mihajlo Markovic, um dos fundadores do SPS.

Os discursos, interrompidos por gritos de "Milosevic morreu, Viva Milosevic", lembraram um pouco os do antigo regime, denunciando tanto as potências ocidentais como os reformistas que governam o país.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;