Internacional Titulo
Primeiro-ministro japonês dissolve câmara de deputados
Da AFP
21/07/2009 | 08:20
Compartilhar notícia
Da AFP


O primeiro-ministro do Japão, Taro Aso, dissolveu a câmara de deputados nesta terça-feira visando às eleições legislativas do final de agosto, cujo resultado pode mudar radicalmente a paisagem política da segunda economia mundial.

O PJD (Partido Democrata do Japão), que promete ficar mais atento às preocupações do povo, é o favorito, de acordo com as pesquisas, para acabar com o domínio dos conservadores do PLD (Partido Liberal Democrata) na vida política japonesa durante mais de meio século.

Esta dissolução, proposta por Aso e aprovada pelo imperador Akihito, foi recebido de pé pelos deputados, que gritaram três vezes "Banzai" (vida longa), erguendo os braços, de acordo com a tradição.

Taro Aso, de 68 anos e numa posição ruim nas pesquisas desde que chegou ao poder em setembro de 2008, decidiu antecipar por algumas semanas as legislativas e convocar os eleitores às urnas em 30 de agosto para eleger os 480 deputados da câmara baixa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;