Economia Titulo
Supermercados esperam Páscoa 5% maior neste ano
Alexandre Melo
Do Diário do Grande ABC
22/03/2011 | 07:30
Compartilhar notícia


Otimista com a economia brasileira, o setor supermercadista calcula que as vendas de Páscoa deste ano serão 5% maiores que as do ano passado. Para a Apas (Associação Paulista de Supermercados), os estabelecimentos venderão até cinco toneladas a mais de ovo no Estado, totalizando 30,5 mil toneladas.

A desvalorização do dólar em relação ao real também vai colaborar para que o volume de itens importados cresça durante a quaresma, período que antecede a Páscoa. Peixes frescos, bacalhau, azeite, vinhos e pelúcias estarão com preços mais em conta.

De acordo com Martinho Paiva Moreira, diretor de economia da Apas, muitos itens estão até 5% mais baratos nesta temporada pascal. "A oscilação no preço dos ovos de chocolate não foi tão alta neste ano, apesar do avanço no valor da manteiga de cacau e outros componentes."

A equipe do Diário apurou que o reajuste médio nos preços das principais fabricantes de chocolates do País chegará a 4,7%. Entretanto, dependendo a marca o consumidor vai desembolsar quantia até 7,5% maior quando comparada ao preço do ano passado.

REDES - Entre as varejistas, a Coop (Cooperativa de Consumo) projeta incremento de 10% na venda de peixes e bacalhau, enquanto nos bolos pascais de fabricação própria 44 mil unidades, número 26% maior em 2011. Pela primeira vez, a rede usarápersonagem licenciado, o Pernalonga, em sua campanha sazonal.

No Grupo Pão de Açúcar, a aposta é em incremento de 30% na venda de ovos, com sortimento médio de 260 ovos em suas lojas. A rede também fabricará 40 tipos de colombas. Na seção de bebidas, os vinhos serão destaque, com expectativa de vendas 15% maiores neste ano.

Por fim, o Walmart reforçou as negociações com os fornecedores de azeite, especialmente o de marca própria. O grupo espera alta de 20% nas vendas, com destaque para os importados.

Shoppings terão programação especial

A partir do dia 1º centros de compras do Grande ABC terão programação especial para atrair os consumidores no período de compras pascais. Em Diadema, o Shopping Praça da Moça aposta nos personagens do Baby Looney Tunes para atrair a moçadinha.

O gerente geral, Wilson Pelizaro, explica que haverá espaço com atividades recreativas para as crianças. "Estamos fechando os últimos detalhes da campanha promocional para que os clientes troquem determinado valor em compras mais R$ 2 por um cofrinho com estampa do personagem." A expectativa é que o faturamento seja 30% maior.

No Mauá Plaza Shopping, são esperados quase 3 milhões de pessoas até o dia 25 de abril, público 22% frente a igual período de 2010. A estratégia do complexo será instalar na praça de eventos uma fábrica de chocolates com coelhos robotizados.

"As crianças de 2 a 12 anos poderão participar de oficinas de pintura e confeccionar bombons a partir do dia 5", explica a gerente de marketing, Ariane Oliveira. São esperadas vendas 19,5% maiores.

Em Santo André, o Grand Plaza Shopping iniciará a programação no dia 8. O tema será a oficina de Páscoa do Mister Maker, inspirado no programa da Discovery Kids. Os pequenos vão confeccionar miniovos de isopor e cartões. As atividades nos shoppings são gratuitas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;