Internacional Titulo
Governo indonésio e guerrilheiros fazem acordo de paz
Do Diário do Grande ABC
12/05/2000 | 17:08
Compartilhar notícia


A Indonésia e representantes dos rebeldes de Aceh assinaram nesta sexta-feira um acordo para seu primeiro cessar-fogo formal em 25 anos de luta separatista na província.

Hassan Wirayuda, representante permanente da Indonésia na ONU em Genebra, e Zaini Abdula, um representante dos rebeldes que mora na Suécia, assinaram um "entendimento conjunto para uma pausa humanitária", disse um mediador. Nao se informou onde se encontraram.

A "pausa humanitária" começará no próximo dia 2 de junho, se estenderá por três meses e poderá ser prorrogada, disse a representaçao da Indonésia na ONU, em comunicado.

O memorando de entendimento foi resultado de três meses de negociaçoes organizadas pelo Centro Henry Durant para o Diálogo Humanitário, com sede em Genebra.

A aplicaçao dos acordos de trégua ficará a cargo de dois tribunais, um de açao humanitária e outro de segurança, que se reunirao em Banda Aceh, a capital da província.

Wirayuda indicou que o Exército indonésio participou plenamente das negociaçoes e salientou que nao houve referência a retiradas de tropas durante o cessar-fogo.

Os rebeldes insistem em que nao abandonarao sua reivindicaçao de independência da província, que fica no extremo nordeste da Ilha de Sumatra.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;