Economia Titulo
Chanceler argentino vem ao Brasil discutir comércio
Do Diário do Grande ABC
16/01/2000 | 19:06
Compartilhar notícia


O chanceler Adalberto Rodríguez Giavarini viaja nesta segunda-feira a Brasília, para analisar com seu colega brasileiro Luiz Felipe Lampreia os problemas comerciais que surgiram entre seus países.

Rodríguez Giavarini, junto com o secretário de relaçoes econômicas internacionais, Horacio Chighizola, vai expor ao governo brasileiro o desejo argentino de que o regime para a indústria automotiva dentro do Mercosul seja estendido até 2004.

O regime automotivo expirou em dezembro, mas foi prorrogado, de comum, acordo, até fevereiro. A industria automobilística argentina foi a mais duramente atingida pela crise decorrente da desvalorizaçao do real, que diminuiu muito as exportaçoes da Argentina para o Brasil.

Outra questao que preocupa o novo governo do presidente Fernando de la Rúa é o êxodo de indústrias radicadas na Argentina para o Brasil. O principal motivo sao os menores custos trabalhistas e financeiros no Brasil, assim como os estímulos concedidos aos empresários pelos governos federal e estaduais do Brasil.

Desde dezembro, foram perdidos quase mil empregos no setor industrial argentino por causa dessas mudanças de país e o principal problema enfrentado por De la Rúa é o elevado índice de desemprego.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;