Internacional Titulo
Marinheiro pode ter sido morto por gripe das aves em Lituânia
Da AFP
06/02/2006 | 15:58
Compartilhar notícia


Um marinheiro indiano que morreu no porto lituano de Klaipeda pode ter sido infectado pelo vírus da gripe das aves.

"Um membro da tripulação do navio M.V. Ocean Wind, o cidadão indiano Shaikh Rafikque, morreu em Klaipeda nesta segunda-feira. A causa suspeita da morte é a gripe das aves", diz o comunicado do ministério da Saúde da Lituânia.

Se a gripe das aves for confirmada como causa da morte, será o primeiro caso de morte humana da doença na União Européia.

"Rafikque, que era o cozinheiro do navio, ficou doente em 4 de fevereiro, de acordo com relatos da tripulação", comunica o ministério.

"Ele morreu na ambulânica nesta segunda-feira", acrescenta o comunicado.

O navio Ocean Wing, de bandeira liberiana, chegou à Lituânia proveniente da Alemanha em 17 de janeiro para passar por reparos, segundo o Ministério da Saúde.

Embora tenha dito anteriormente que uma autópsia preliminar seria feita ainda no porto, o ministério esclareceu depois que o capitão do navio, também indiano, "não deu permissão para uma autópsia por motivos religiosos".

Médicos do necrotério de Klaipeda, onde o corpo do marinheiro de 62 anos vem sendo mantido, disseram à AFP que nenhuma autópsia foi ordenada ou realizada.

Kazimieras Lukauskas, chefe do serviço estatal de alimentação e veterinária da Lituânia, disse que uma ave estava entre a comida que foi embarcada no navio ainda na Alemanha, mas disse não acreditar que isso pode ter sido a causa da morte do marinheiro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;