Economia Titulo
Cavallo insiste em tarifa baixa para exportação extra-Mercosul
Das Agências
08/07/2001 | 14:45
Compartilhar notícia


O ministro argentino da economia, Domingo Cavallo, afirmou que não recuará na resolução que reduziu as tarifas à importação dos bens de capital, informática, petróleo e telecomunicações para países extra-Mercosul, apesar do conflito causado com o Brasil, que suspendeu negociações com o país vizinho.

Cavallo fez a declaração na Itália antes de regressar à Argentina e ela foi publicada este domingo pelos jornais argentinos La Nación e Clarín.

Ademais, assegurou que Argentina continuará "batalhando" para que o Brasil reduza os custos de investimento, "para que os dois países constituam uma plataforma de bens e serviços para a economia global, não somente para o Mercosul".

Cavallo manifestou sua "surpresa" com a reação do Brasil, que quinta-feira passada decidiu suspender as negociações comerciais com seu principal sócio do bloco regional enquanto as autoridades argentinas não revisarem as medidas de preferência tarifária por considerar que violam a essência do Mercosul, a união tarifária da qual Argentina e Brasil são membros com Paraguai e Uruguai.

Para Cavallo, a controvertida Resolução 258 do ministério da economia argentino que provocou o conflito "não pode surpreender ninguém no Brasil".

"Não pode surpreender ninguém no Brasil e muito menos a chancelaria brasileira, porque todas as vezes nas quais me reuni com o governo de Cardoso reiterei ao máximo que para estimular o investimento e o aumento da produtividade devemos reduzir o custo dos bens de capital", afirmou.

Cavallo ressaltou que "Argentina não pode recuar em algo que é essencial para seu crescimento, como a redução do custo de investimento".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;